Destituído em agosto de 2025, o agora ex-prefeito de Ciudad del Este Miguel Prieto pretende concorrer ao cargo de vereador nas eleições deste ano.
Leia também:
Novo prefeito de Ciudad del Este assume o cargo no Paraguai
De acordo com o jornal ABC Color, Prieto teria como objetivo fortalecer a base de seu partido, o Yo Creo, na Junta (Câmara) Municipal da segunda maior cidade do Paraguai.
Assim, o ex-prefeito de Ciudad del Este espera poder dar maioria para o aliado Dani Mujica, que substituiu Prieto e buscará a reeleição no comando da prefeitura.
O ABC Color cita, ademais, um confronto direto entre Prieto e outro pré-candidato à Presidência do Paraguai, Paraguayo Cubas. A disputa para a vereança em Ciudad del Este serviria, na prática, como medição da popularidade dos líderes.
Se eleitos vereadores, porém, Prieto e Cubas permaneceriam poucos meses no cargo. As eleições presidenciais no Paraguai estão marcadas para abril de 2028, o que exigiria a renúncia às bancas ainda em 2027.
Em paralelo, Prieto segue trabalhando para estruturar diretórios municipais do Yo Creo em outras regiões do Paraguai. Atualmente, o partido tem base forte, apenas, em Ciudad del Este e municípios do departamento (estado) de Alto Paraná.
Miguel Prieto perdeu o cargo de prefeito de Ciudad del Este após denúncias da Controladoria-Geral da República do Paraguai sobre má gestão de recursos públicos. O dirigente alegou, contudo, natureza política no processo que levou à sua cassação.

