Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Paraguai » Paraguai terá montadora de ônibus elétricos na região de fronteira

Paraguai

Mobilidade sustentável

Paraguai terá montadora de ônibus elétricos na região de fronteira

Empresa de Taiwan confirmou que pretende instalar uma linha de montagem em Minga Guazú, a 24 quilômetros da Ponte da Amizade.

2 min de leitura
Notícias no seu WhatsApp
Paraguai terá montadora de ônibus elétricos na região de fronteira
Empresa de Taiwan quer usar o Paraguai como base para ampliar sua presença na América do Sul. Foto: Divulgação/Master Transportation
Google News iconSiga-nos no Google News

O Paraguai poderá ganhar, a partir de 2026, uma montadora de ônibus elétricos, com previsão de geração de até 2,6 mil empregos diretos e indiretos.

Leia também:
Foz do Iguaçu irá receber sete ônibus elétricos para o transporte público

Publicidade

Na semana passada, uma comitiva do governo paraguaio esteve em Taiwan para visitar as instalações da empresa Master Transportation Bus Manufacturing Ltd.

Focada na produção de ônibus elétricos, a empresa já está presente no Paraguai, com 30 veículos em circulação no país.

A intenção da Master Transportation, contudo, é abrir uma linha de montagem na cidade fronteiriça de Minga Guazú, região metropolitana de Ciudad del Este.

De acordo com o governo do Paraguai, a unidade industrial ficará no Parque Inteligente Taiwan (PIT), localizado a 24 quilômetros da Ponte da Amizade.


No local, a companhia fará a montagem de ônibus elétricos usando componentes importados e insumos produzidos no próprio Paraguai.

A Master Transportation quer aproveitar as vantagens oferecidas pelo país para fornecer coletivos no mercado local e nos vizinhos de Mercosul. Brasil e Argentina estão entre os principais focos para a expansão da empresa na América do Sul.

O Paraguai, vale lembrar, está entre os poucos países do mundo que mantêm relações diplomáticas oficiais com Taiwan. Assim, a ilha asiática procura retribuir o reconhecimento diplomático promovendo investimentos e ações voltadas à cooperação entre os povos.

O cronograma exato de instalação da Master Transportation em Minga Guazú ainda não foi divulgado. Entretanto, a empresa espera poder apresentar ao público, até o final de 2026, seu primeiro ônibus montado em território paraguaio.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

    2 comentários em “Paraguai terá montadora de ônibus elétricos na região de fronteira”

    1. Adriana

      Seria muito bom se esses ônibus pudessem circular no Brasil e ser comprados por brasileiros. Talvez os governantes consigam um acordo pelo tratado do Mercosul para compra com incentivos fiscais para micro, pequenas empresas e MEI. É uma ideia a ser amadurecida.

    2. Antônio Cezar Aguiar

      o Brasil com esta política de arrecadar, arrecadar desestimulando empresas nacionais, deixa um vácuo enorme e o Paraguay com uma do IVA sendo uma das menores da América Latina atrai empresas multinacionais e brasileiros que estão migrando para o país vizinho que oferece mais qualidade de vida e confiança na política financeira e industrial.

    Os comentários estão encerrado.