O Paraguai poderá ganhar, a partir de 2026, uma montadora de ônibus elétricos, com previsão de geração de até 2,6 mil empregos diretos e indiretos.
Leia também:
Foz do Iguaçu irá receber sete ônibus elétricos para o transporte público
Na semana passada, uma comitiva do governo paraguaio esteve em Taiwan para visitar as instalações da empresa Master Transportation Bus Manufacturing Ltd.
Focada na produção de ônibus elétricos, a empresa já está presente no Paraguai, com 30 veículos em circulação no país.
A intenção da Master Transportation, contudo, é abrir uma linha de montagem na cidade fronteiriça de Minga Guazú, região metropolitana de Ciudad del Este.
De acordo com o governo do Paraguai, a unidade industrial ficará no Parque Inteligente Taiwan (PIT), localizado a 24 quilômetros da Ponte da Amizade.
No local, a companhia fará a montagem de ônibus elétricos usando componentes importados e insumos produzidos no próprio Paraguai.
A Master Transportation quer aproveitar as vantagens oferecidas pelo país para fornecer coletivos no mercado local e nos vizinhos de Mercosul. Brasil e Argentina estão entre os principais focos para a expansão da empresa na América do Sul.
O Paraguai, vale lembrar, está entre os poucos países do mundo que mantêm relações diplomáticas oficiais com Taiwan. Assim, a ilha asiática procura retribuir o reconhecimento diplomático promovendo investimentos e ações voltadas à cooperação entre os povos.
O cronograma exato de instalação da Master Transportation em Minga Guazú ainda não foi divulgado. Entretanto, a empresa espera poder apresentar ao público, até o final de 2026, seu primeiro ônibus montado em território paraguaio.