Quem circula pelas imediações do Lago da República, na área central de Ciudad del Este, já está habituado a ver jacarés. Entretanto, a três quilômetros de distância, a presença dos répteis não é algo habitual.
Leia também:
Jacaré passeia por antigo hotel no lado argentino das Cataratas
Nessa terça-feira (23), moradores da Avenida San José, no km 5,5 Monday, deram de cara um jacaré percorrendo a via. Agentes da Polícia Municipal de Trânsito (PMT) auxiliaram na remoção do animal, preso com uma corda por um popular.
As imagens, difundidas nas redes sociais por fontes com a página CDE Hot, viralizaram no Paraguai, circulando também por grupos de WhatsApp.
Conforme os relatos, os jacarés do Lago da República já estão acostumados à presença humana no entorno, utilizado por moradores da cidade para a prática de atividades esportivas.
Não há, na história de Ciudad del Este, registro de incidentes envolvendo ataques dos répteis, que costumam “lagartear” ao sol.
A presença dos jacarés está devidamente sinalizada com placas indicativas. Mesmo assim, volta e meia, há casos como a invasão das águas do lago por banhistas desavisados.
Recentemente, um grupo de brasileiros entrou no Lago da República, durante a noite, expondo-se a um risco desnecessário. Contudo, agentes policiais comparecem ao ponto mencionado na denúncia e retiraram as pessoas do local.
A quantidade de jacarés no lago situado na área central de Ciudad del Este está estimada em cinco indivíduos, de diferentes idades e dimensões.
O Lago da República fica a cerca de 1,5 quilômetro de distância da Ponte Internacional da Amizade, que liga o Brasil ao Paraguai.

