Acredite se quiser: em Ciudad del Este, até 70% das ruas ainda não conta com nome oficial registrado no mapa. Na maioria dos casos, a via pública até aparece em serviços como o Google Maps, mas sem cadastro oficial do nome pelo município.
Leia também:
Vans e táxis do Paraguai passam livres em Ciudad del Este, e demais motoristas amargam em filas
Em declarações reproduzidas pelo jornal ABC Color, o vereador Sebastián Martínez deu detalhes sobre um projeto de lei que visa a solucionar o problema.
Martínez lançou, em seu site oficial, uma consulta para que os moradores possam sugerir nomes para cada uma das cerca de duas mil ruas sem nomenclatura oficial. “Precisamos terminar de uma vez por todas com as ruas sem nome em Ciudad del Este”, afirmou.
De acordo com o vereador, somente nos dois primeiros dias, o formulário já recebeu 111 propostas. Inicialmente, a consulta terá duração de 90 dias. Em seguida, começará a fase de avaliação e debate com a comunidade de Ciudad del Este.
As restrições incluem nomes de pessoas vivas, de marcas comerciais ou escolhas que provoquem divisão, confrontação ou contenham conteúdo partidário.
Após a conclusão do processo, a prefeitura local deverá trabalhar, ademais, para a definição da numeração oficial dos imóveis em Ciudad del Este. Atualmente, não há critério unificado para a atribuição dos números prediais das casas e empresas.
Uma lei que trata do tema já está pronta para começar a valer na capital do Alto Paraná. Entretanto, enquanto os nomes das ruas continuarem indefinidos, o processo de revisão da numeração continuará paralisado.

