Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Paraguai » Governo do Paraguai quer modificar gestão do turismo no país

Paraguai

Reforma institucional

Governo do Paraguai quer modificar gestão do turismo no país

Atual Secretaria Nacional de Turismo seria incorporada ao Ministério da Indústria e Comércio; setor turístico teme perda de autonomia.

2 min de leitura
Governo do Paraguai quer modificar gestão do turismo no país
Reunião entre integrantes da Senatur e do Ministério da Indústria e Comércio do Paraguai. Foto: Gentileza/Senatur

O governo do Paraguai apresentou projeto de reforma da estrutura do Poder Executivo, com o objetivo de aprimorar a eficiência da gestão. Uma proposta relacionada ao turismo, porém, vem gerando preocupação em associações do setor.

Leia também:
Paraguai ganhará novo aeroporto internacional, no Sul do país

Publicidade

Conforme o texto elaborado pelo gabinete do presidente Santiago Peña, a Secretaria Nacional de Turismo (Senatur) passaria a integrar o Ministério da Indústria e Comércio.

De acordo com o governo do Paraguai, a incorporação permitiria articular esforços de promoção e desenvolvimento dos diferentes setores da economia. Entidades ligadas ao turismo, hotelaria e gastronomia, contudo, temem perda de prioridade e autonomia.

Em declarações reproduzidas pelo jornal Última Hora, Manuel Benítez Codas, representante da Associação Industrial Hoteleira do Paraguai (AIHPy), expressou posição contrária à mudança.

“O Paraguai construiu um marco normativo e institucional sólido nos últimos 15 anos, mas o problema real não recai tanto sobre a falta de instrumentos, mas de continuidade, execução efetiva, um orçamento real e o poder de posicionar o turismo como uma prioridade estratégica do Estado”, afirmou.

Na avaliação do empresário, nas últimas gestões, “o turismo ficou sem planos claros, sem uma estratégia de longo prazo e com um protagonismo menor do que merece”.

A solução, na avaliação de Codas, passa pela união entre os setores público e privado. “O turismo não depende só de decretos ou estruturas burocráticas, mas da paixão e da visão daqueles que acreditam em seu potencial”, argumentou.

A AIHPy e outras entidades defendem a elevação da Senatur ao status de Vice-Ministério do Turismo, bem como a criação de uma agência de promoção, similar à Embratur. Enquanto o martelo não está definitivamente batido, as conversações continuam.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.