A Direção Nacional de Migrações (DNM) do Paraguai anunciou, para o mês de fevereiro, a primeira edição de 2026 do mutirão Migra Móvil em Ciudad del Este.
Leia também:
Brasileira Karsten está prestes a abrir fábrica no Paraguai
Entre os dias 9 e 13 de fevereiro de 2026, brasileiros e outros estrangeiros poderão solicitar, em um único local, todos os trâmites relacionados à migração no Paraguai.
A ação acontecerá das 8h às 16h, no Centro Cultural Mangoré, localizado no terreno da sede do governo regional (Gobernación) do Alto Paraná.
De acordo com a DNM, a instituição promoverá pelo menos uma edição do Migra Móvil por trimestre, para facilitar o acesso à regularização no Paraguai. O calendário preliminar está disponível no endereço https://migraciones.gov.py/migramovil/.
No mutirão, o estrangeiro poderá solicitar procedimentos como residência temporária ou permanente e renovação dos carnês de residência. Além disso, será possível obter documentos de radicação em território paraguaio.
A ação conta com o apoio da Polícia Nacional do Paraguai, Secretaria de Repatriados, Comissão Nacional de Refugiados, governos regionais e municípios do Paraguai.
Na fronteira, o principal público está composto por brasileiros que estudam Medicina em Ciudad del Este e municípios vizinhos. Libaneses, chineses, coreanos, venezuelanos e argentinos também estão entre as populações que mais procuram o atendimento.
Ademais de Ciudad del Este, a DNM costuma promover mutirões em outras cidades da fronteira entre Paraguai e Brasil, como Pedro Juan Caballero e Salto del Guairá.

