Localizada na conexão entre Carmelo Peralta (Paraguai) e Porto Murtinho (MS), a Ponte da Bioceânica, no Rio Paraguai, poderá ficar pronta em setembro de 2026.
Leia também:
Ponte da Integração: veja a rota para os ônibus de turismo no Paraguai
Em entrevista ao jornal La Nación, o engenheiro Félix Zelaya, assessor técnico do Ministério de Obras Públicas e Comunicações, deu detalhes sobre o andamento dos trabalhos.
De acordo com Zelaya, a união física entre as duas cabeceiras da Ponte da Bioceânica poderá ocorrer já no próximo mês de maio. Atualmente, a obra registra 80% de execução.
“A ponte está em etapa de concretagem, e temos previsto unir as duas margens em maio deste ano, após as obras complementares. O término da ponte está previsto para setembro”, confirmou o engenheiro.
A Ponte da Bioceânica poderá padecer, porém, do mesmo mal da Ponte da Integração. Isso porque as vias de acesso à estrutura ainda não estão concluídas, bem como a rodovia que dará origem a um corredor bioceânico cruzando o Chaco do Paraguai.
A Ponte da Bioceânica integra um projeto impulsionado pelos governos do Brasil e do Paraguai para ampliar a conectividade regional e facilitar o acesso aos mercados externos.
Com o novo corredor, exportadores e importadores poderão enviar ou receber mercadorias pelos portos do Atlântico (Brasil) e Pacífico (Chile), passando também pela Argentina.
O financiamento das obras da Ponte da Bioceânica está a cargo da diretoria paraguaia de Itaipu. Já a diretoria brasileira bancou a construção da Ponte da Integração, entre Foz do Iguaçu e Presidente Franco.

