A diretoria paraguaia de Itaipu divulgou, na última sexta-feira (20), balanço que atualiza o andamento das obras da Ponte da Bioceânica. A via sobre o Rio Paraguai fará a ligação entre Porto Murtinho (MS) e a cidade paraguaia de Carmelo Peralta, no Chaco.
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De acordo com o levantamento, a execução dos trabalhos chegou a 76%, com avanços nas duas margens da ponte, que terá 1.294 metros de extensão. Desse total, 632 metros correspondem ao trecho estaiado, sustentado por cabos de aço.

A Ponte da Bioceânica integra a rota planejada para interligar o Oceano Atlântico, no litoral do Brasil, com os portos do Oceano Pacífico.
O pacote inclui a construção de uma rodovia no Paraguai, partindo da fronteira com o Brasil e chegando até a Argentina. De lá, os motoristas conseguirão chegar aos portos mais movimentados do Norte do Chile, como Iquique e Antofagasta.
O financiamento da Ponte da Bioceânica está a cargo da diretoria paraguaia de Itaipu. A diretoria brasileira, por sua vez, financiou a construção da Ponte da Integração Brasil–Paraguai, que liga Foz do Iguaçu a Presidente Franco.
Andamento das obras da Ponte da Bioceânica
Atualmente, os trabalhos incluem a construção dos viadutos de acesso, intervenções no pilar 13 no Paraguai e no pilar 14 no Brasil. A pista central da ponte já começou a ganhar forma, denotando o avanço do cronograma.

Na virada entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025, as obras estavam em 63% de execução, conforme notícia publicada pelo H2FOZ à época. Desde então, avançaram 13%.
O Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC) projeta a finalização da construção para março de 2026. A Ponte da Bioceânica está orçada, de acordo com cifras atualizadas, em cerca de R$ 575 milhões.