Após 16 anos de ausência, o Paraguai estará de volta à Copa do Mundo de Futebol em 2026. A classificação para o torneio veio na noite dessa quinta-feira (4), no Estádio Defensores del Chaco, após empate sem gols com o Equador.
Leia também:
Paraguai poderá ter feriado inédito na sexta-feira (5) – entenda
Para celebrar a conquista esportiva, o presidente do Paraguai, Santiago Peña (Partido Colorado), decretou feriado nacional nesta sexta-feira (5).
O Decreto n.º 4.522, que estabelece o inédito feriado, saiu em edição extra do Diário Oficial, por volta das 22h30. Nas redes sociais, Peña confirmou a medida.
“Este é um sonho realizado para todos os paraguaios e por isso amanhã [hoje] será feriado, para que todos os paraguaios possam celebrar juntos!”, justificou. “Voltamos ao Mundial e festejamos todos!”
Apesar do horário, a população do Paraguai já esperava o anúncio. O próprio presidente paraguaio, inclusive, gravou o vídeo antecipadamente. Na hora da publicação, por exemplo, Peña estava no gramado celebrando com os jogadores.
Em Ciudad del Este, o comércio de importados nas quadras próximas à Ponte da Amizade funciona normalmente nesta sexta. Devido ao feriado, porém, os lojistas deverão pagar adicional aos trabalhadores legalmente registrados.
A última participação do Paraguai em uma Copa do Mundo de Futebol ocorreu em 2010, na África do Sul. Na ocasião, a seleção caiu nas quartas de final, eliminada pela campeã Espanha, em um jogo resolvido apenas na prorrogação.

