Após 16 anos de ausência, o Paraguai estará de volta à Copa do Mundo de Futebol em 2026. A classificação para o torneio veio na noite dessa quinta-feira (4), no Estádio Defensores del Chaco, após empate sem gols com o Equador.
Leia também:
Paraguai poderá ter feriado inédito na sexta-feira (5) – entenda
Para celebrar a conquista esportiva, o presidente do Paraguai, Santiago Peña (Partido Colorado), decretou feriado nacional nesta sexta-feira (5).
O Decreto n.º 4.522, que estabelece o inédito feriado, saiu em edição extra do Diário Oficial, por volta das 22h30. Nas redes sociais, Peña confirmou a medida.
“Este é um sonho realizado para todos os paraguaios e por isso amanhã [hoje] será feriado, para que todos os paraguaios possam celebrar juntos!”, justificou. “Voltamos ao Mundial e festejamos todos!”
Apesar do horário, a população do Paraguai já esperava o anúncio. O próprio presidente paraguaio, inclusive, gravou o vídeo antecipadamente. Na hora da publicação, por exemplo, Peña estava no gramado celebrando com os jogadores.
Em Ciudad del Este, o comércio de importados nas quadras próximas à Ponte da Amizade funciona normalmente nesta sexta. Devido ao feriado, porém, os lojistas deverão pagar adicional aos trabalhadores legalmente registrados.
A última participação do Paraguai em uma Copa do Mundo de Futebol ocorreu em 2010, na África do Sul. Na ocasião, a seleção caiu nas quartas de final, eliminada pela campeã Espanha, em um jogo resolvido apenas na prorrogação.
realmente lamentable el decreto del feriado!!! está bien que la clasificación sea importante para el país, pero no al punto de decretar feriado por unos pocos piernas de madera que ni siquiera lograron hacer un gol. lamentable lo que hiciste presidente. Siempre te he apoyado, pero de esta vez pizaste la bola…