Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Paraguai » Paraguai terá trem de passageiros para interligar área metropolitana

Paraguai

Sobre trilhos

Paraguai terá trem de passageiros para interligar área metropolitana

Projeto de mobilidade impulsionado pelo governo do Paraguai conta com a parceria de uma operadora dos Emirados Árabes Unidos.

2 min de leitura
Notícias no seu WhatsApp
Paraguai terá trem de passageiros para interligar área metropolitana
Esboço do projeto do Tren de Cercanías no Paraguai. Foto: Gentileza/MOPC

Área mais populosa do Paraguai, Assunção e região metropolitana não contam com um sistema de grande capacidade para o transporte de passageiros, operado exclusivamente com ônibus convencionais.

Leia também:
Saiba como estão as obras na estrada de Puerto Indio no Paraguai

Publicidade

Tal realidade poderá mudar, nos próximos anos, com a implantação de uma rede de trens para conectar a capital paraguaia às cidades vizinhas.

De acordo com o Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC), o projeto do Tren de Cercanías já está em estágio avançado. A apresentação oficial está marcada para a próxima semana, com a presença do presidente Santiago Peña.


Inicialmente, o trem conectará Assunção a Luque, com trajeto de 18 quilômetros. Em seguida, prevê mais 26 quilômetros, para chegar à cidade de Ypacaraí.

Para operacionalizar o sistema, o governo do Paraguai firmou um acordo de cooperação com o governo dos Emirados Árabes Unidos.

A gestão estará a cargo de um consórcio formado pelas empresas Etihad Rail e Ferrocarriles del Paraguay S.A. (Fepasa). A parceria, com duração de 30 anos, estabelece transferência de conhecimentos e tecnologias para os operadores locais.

Conforme o MOPC, o sistema tem estimativa inicial de 40 mil usuários por dia, o que ajudará a desafogar o transporte rodoviário na região de Assunção.

O traçado do trem utilizará avenidas largas e trechos da antiga malha ferroviária da capital paraguaia, abandonada a partir da década de 1980. O início das obras está previsto logo para o começo de 2027, com prazo de 36 meses de execução.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

    Deixe um comentário