A Polícia Nacional do Paraguai lançou, nessa terça-feira (16), a tradicional Operação Año Paha, que reforça o policiamento nas principais cidades do país na época de fim de ano.
Leia também:
Saiba mais sobre o acordo de cooperação militar entre Paraguai e EUA
Conforme Carlos Benítez, comandante da Polícia Nacional, além dos 34 mil agentes que já integram a corporação, outros cinco mil policiais serão incorporados.
O trabalho incluirá aumento no patrulhamento de locais como centros comerciais, entidades bancárias, cooperativas e áreas com grande circulação de mercadorias e dinheiro no Paraguai.
“Assim, a polícia busca desalentar a presença de elementos criminosos e, em caso de incidentes, dar resposta rápida aos pedidos da população”, explicou Benítez.
Especificamente em Ciudad del Este e municípios vizinhos, a Polícia Nacional do Paraguai atuará de forma intensiva nas ruas e com ações de inteligência.
O microcentro de Ciudad del Este, por exemplo, está entre as áreas consideradas mais sensíveis, devido ao grande fluxo comercial existente.
Além disso, depósitos de transportadoras e comboios com caminhões que transportam mercadorias de alto valor terão acompanhamento especial das autoridades do Paraguai.
A Operação Año Paha continuará em vigor até as primeiras semanas do mês de janeiro, período de intensa movimentação turística no país.
Em Ciudad del Este, a Polícia Nacional do Paraguai conta com equipes de grupos de elite, como o Lince, e agentes especializados na investigação de delitos.
A corporação aplica, ademais, protocolos de cooperação com autoridades policiais do Brasil e da Argentina, por meio do Comando Tripartite.

