Erigida sobre o Rio Paraguai, entre Carmelo Peralta (Paraguai) e Porto Murtinho (MS), a Ponte da Bioceânica está a apenas 149,6 metros da união entre as margens.
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De acordo com o Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC) do Paraguai, o cronograma de execução alcançou, no dia 11 de dezembro, 78%.
O financiamento da Ponte da Bioceânica está a cargo da diretoria paraguaia de Itaipu, com gerenciamento do Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC).

A obra faz parte do Corredor Bioceânico, planejado para conectar os portos do Oceano Atlântico, no Brasil, com os do Oceano Pacífico, no Chile.
No Paraguai, ademais da Ponte da Bioceânica, está em construção uma rodovia que cruza a região do Chaco, de ponta a ponta.
A estrada conectará a fronteira com Mato Grosso do Sul ao Norte da Argentina. Uma vez em território argentino, os caminhoneiros terão acesso ao Chile.

Características da Ponte da Bioceânica
Conforme o cronograma, a Ponte da Bioceânica deverá ficar pronta ainda em 2026, com previsão de uso total a partir de 2027.
A passarela fronteiriça terá 1,3 mil metros de extensão, com duas pistas largas, projetadas para caminhões, bem como acostamento e vias para pedestres e ciclistas.

Um dos destaques da Ponte da Bioceânica é a grande altura, projetada para não obstruir a passagem de embarcações pela hidrovia do Rio Paraguai.
O financiamento pela diretoria paraguaia de Itaipu ocorre em função do acordo bilateral firmado pelos governos dos dois países em dezembro de 2018.
Assim, a diretoria brasileira financiaria a Ponte da Integração (entre Foz do Iguaçu e Presidente Franco) e a diretoria paraguaia bancaria a Ponte da Bioceânica.

