Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Paraguai » Presidentes do Brasil e do Paraguai terão encontro no domingo (22)

Paraguai

Cooperação bilateral

Presidentes do Brasil e do Paraguai terão encontro no domingo (22)

Santiago Peña, presidente do Paraguai, cumprirá agenda em Campo Grande (MS); pauta da reunião inclui assuntos como Itaipu e segurança.

2 min de leitura
Presidentes do Brasil e do Paraguai terão encontro no domingo (22)
Presidentes do Paraguai e do Brasil durante encontro em Buenos Aires (Argentina). Foto: Gentileza/Presidente do Paraguai

O presidente do Paraguai, Santiago Peña, virá ao Brasil, no fim de semana, para agenda em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. Os compromissos incluem uma reunião bilateral com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no domingo (22).

Leia também:
Ponte da Integração: entidades enviam ofício ao governo federal

Publicidade

De acordo com o jornal Última Hora, a definição da pauta do encontro ocorreu em Assunção nessa quinta-feira (19). Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores do Brasil, dialogou por cerca de quatro horas com o colega Rubén Ramírez Lezcano.

Ao término da reunião de trabalho, Vieira e Ramírez evitaram dar detalhes sobre as conversações, mas expressaram otimismo quanto a avanços.

A imprensa do Paraguai apurou que a retomada das negociações sobre o Anexo C do Tratado de Itaipu está entre os assuntos prioritários. O documento, que completou 50 anos em 2023, define as bases financeiras para o funcionamento da usina binacional.

O tema tem relevância, pois o cálculo da tarifa de Itaipu para os próximos exercícios dependerá da nova redação do Anexo C.

O jornal Última Hora cita que os presidentes abordarão, além disso, questões relacionadas à cooperação bilateral e às ações conjuntas de segurança na fronteira.

Desde que assumiu o cargo, em janeiro de 2023, Lula não fez visitas oficiais ao Paraguai. Santiago Peña, em contrapartida, já esteve diversas vezes no Brasil, país que tem o status de principal parceiro comercial do Paraguai.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

    Deixe um comentário