O presidente do Paraguai, Santiago Peña, virá ao Brasil, no fim de semana, para agenda em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. Os compromissos incluem uma reunião bilateral com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no domingo (22).
Leia também:
Ponte da Integração: entidades enviam ofício ao governo federal
De acordo com o jornal Última Hora, a definição da pauta do encontro ocorreu em Assunção nessa quinta-feira (19). Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores do Brasil, dialogou por cerca de quatro horas com o colega Rubén Ramírez Lezcano.
Ao término da reunião de trabalho, Vieira e Ramírez evitaram dar detalhes sobre as conversações, mas expressaram otimismo quanto a avanços.
A imprensa do Paraguai apurou que a retomada das negociações sobre o Anexo C do Tratado de Itaipu está entre os assuntos prioritários. O documento, que completou 50 anos em 2023, define as bases financeiras para o funcionamento da usina binacional.
O tema tem relevância, pois o cálculo da tarifa de Itaipu para os próximos exercícios dependerá da nova redação do Anexo C.
O jornal Última Hora cita que os presidentes abordarão, além disso, questões relacionadas à cooperação bilateral e às ações conjuntas de segurança na fronteira.
Desde que assumiu o cargo, em janeiro de 2023, Lula não fez visitas oficiais ao Paraguai. Santiago Peña, em contrapartida, já esteve diversas vezes no Brasil, país que tem o status de principal parceiro comercial do Paraguai.

