Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Últimas Notícias » Paraguai analisa projeto de lei que cria mais feriados nacionais

Paraguai

Calendário cívico

Paraguai analisa projeto de lei que cria mais feriados nacionais

Análise no plenário do Senado do Paraguai está marcada para quarta-feira (30); texto prevê feriado adicional no mês de setembro.

2 min de leitura
Paraguai analisa projeto de lei que cria mais feriados nacionais
Análise do projeto está pautada para esta quarta no Senado do Paraguai. Foto: Gentileza/Senado

O Senado do Paraguai analisará, nesta quarta-feira (30), em sessão ordinária, projeto de lei para regulamentar o calendário de feriados nacionais. A proposta prevê a inclusão de pelo menos mais uma data em celebração aos fatos históricos do país.

Leia também:
Veja a lista de feriados em 2025 no Paraguai e na Argentina

Publicidade

A matéria, enviada ao Congresso pelo Poder Executivo, cria o feriado de 22 de setembro, em recordação à Batalha de Curupayty (1866).

Além disso, estabelece 20 de junho como Dia da Constituição Nacional do Paraguai. Atualmente, a data tem o nome de Dia do Juramento da Constituição e não recebe o status de feriado no país.

O projeto de lei também abre a possibilidade de que o governo decrete, a cada ano, três feriados especiais. A medida tem como objetivos comemorar acontecimentos importantes e beneficiar o turismo interno.

Publicidade

Em anos de Copa do Mundo de futebol, por exemplo, o presidente do Paraguai poderá decretar, se aprovada a matéria, feriados nos dias de jogos da seleção.

Por outro lado, em comemorações que caírem em quintas-feiras, o governo poderá oficializar também as sextas como feriado. A medida conta com o apoio de entidades ligadas ao turismo doméstico no país.

Publicidade

Feriados nacionais no Paraguai

O Paraguai possui um calendário enxuto de feriados nacionais. Tal como na Argentina, o país tem por hábito remanejar algumas datas, quando as celebrações caem no domingo ou no meio da semana.

O projeto de lei em análise no Senado estipula regras para as chamadas “datas móveis” e determina que alguns feriados são intransferíveis.

A lista de intransferíveis inclui a Independência Nacional do Paraguai (14 e 15 de maio), o Dia dos Heróis (1.º de março) e a Paz do Chaco (12 de junho), bem como a Fundação de Assunção (15 de agosto) e a Batalha de Boquerón (29 de setembro).

Para saber mais sobre o calendário de feriados do Paraguai em 2025, clique aqui.

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

Deixe um comentário