De olho em eventos como a Black Friday (em novembro) e no movimento de fim de ano, autoridades e lideranças do Paraguai reativaram, nesta semana, a Comissão Interinstitucional de Segurança em Ciudad del Este.
Leia também:
Turistas recuperam dinheiro após compras frustradas no Paraguai
Semanalmente, todas as terças-feiras, os integrantes da comissão participarão de reuniões na sede da Câmara de Comércio e Serviços.
A presidência do colegiado está a cargo da prefeita interina de Ciudad del Este, vereadora María Portillo. Instituições como a Polícia Nacional do Paraguai e a Polícia Municipal de Trânsito integram o grupo, que tem forte presença do empresariado.
“A segurança não depende de uma só entidade, mas do trabalho conjunto entre todos. Queremos garantir que os moradores e os turistas desfrutem de um ambiente seguro na nossa cidade”, afirmou Portillo, citada pelo jornal Última Hora.
Criada, originalmente, em 2021, a comissão tem como objetivo potencializar a segurança em locais como a área central da segunda maior cidade do Paraguai.
“Queremos mostrar uma cara diferente de Ciudad del Este, para que as pessoas se sintam seguras, protegidas e orgulhosas”, disse a prefeita interina.
No período de alta temporada no lado paraguaio da fronteira, a prefeitura analisa instalar pontos de atendimento aos turistas nas quadras próximas à Ponte da Amizade. A ação conta com o apoio da Câmara de Comércio e Serviços.
“Queremos colocar um estande grande, com letreiros visíveis, para que as pessoas saibam que ali podem fazer suas denúncias, com a presença da polícia e do município. Assim, moradores e turistas saberão quem procurar”, apontou.
Atualmente, Ciudad del Este conta com uma rede de câmeras de segurança, monitoradas pela Polícia Nacional do Paraguai. Os equipamentos, públicos e particulares, cobrem algumas das principais áreas de circulação de visitantes.