A Força Aérea do Paraguai divulgou, nessa terça-feira (11), a interceptação de uma aeronave que sobrevoava clandestinamente o espaço aéreo do país.
Leia também:
Paraguai apreende R$ 1,6 milhão em dinheiro na Ponte da Amizade
De acordo com o Ministério da Defesa do Paraguai, os militares utilizaram, para a interceptação, aviões do tipo Super Tucano, recentemente adquiridos da brasileira Embraer.
A ação ocorreu no Centro-Norte do território paraguaio, no departamento (estado) de Concepción. Ademais dos aviões Super Tucano, os militares deslocaram um radar móvel para identificar o voo clandestino e direcionar a rota de abordagem.
📌 #URGENTE – Aviones Super Tucano interceptaron una aeronave ilícita en Concepción. La detección irregular se dio gracias al radar móvil.
— Telefuturo (@Telefuturo) November 11, 2025
Se aguarda una conferencia de Prensa de la Fuerza Aérea para más detalles.
🔴EN VIVO: https://t.co/bmmwHO0HQj#TelefuturoPy #TelediarioPy pic.twitter.com/yznDxvl63H
Interceptado, o monomotor, com bandeira boliviana, não respondeu às tentativas de comunicação. Em seguida, foi obrigado a descer na pista de uma fazenda nas proximidades da localidade de Arroyito.
No local, agentes do Ministério Público do Paraguai detiveram dois homens de nacionalidade brasileira. Não se sabe, contudo, se eles estavam na aeronave.
Além disso, a comitiva judicial-policial apreendeu “grande quantidade de armas presumivelmente de grosso calibre” e um galão com produtos químicos. Tais produtos, conforme o Ministério da Defesa do Paraguai, teriam como objetivo manipular cocaína.
À rádio Monumental AM, Óscar González, ministro da Defesa, classificou o fato como histórico. “A Força Aérea do Paraguai, já com os elementos disponíveis, agora pode realizar operações de captura de aeronaves ilícitas”, afirmou.
Iniciada na semana passada, a Operação Escudo Guarani visa a incrementar a presença das autoridades paraguaias nas fronteiras com Brasil, Argentina e Bolívia. Para saber mais sobre a operação, noticiada pelo H2FOZ, clique aqui.

