Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Últimas Notícias » Paraguai troca comando da Polícia Turística em Ciudad del Este

Paraguai

Paraguai troca comando da Polícia Turística em Ciudad del Este

Resolução firmada pelo diretor local determina mudança na corporação que atende os turistas que vão às compras no Paraguai.

2 min de leitura
Paraguai troca comando da Polícia Turística em Ciudad del Este
Escritório da Polícia Turística do Paraguai fica na aduana de Ciudad del Este, pista de sentido Brasil. Foto: Marcos Labanca/H2FOZ

Criada para atender os turistas que cruzam a fronteira para passear ou fazer compras em Ciudad del Este, a unidade local da Polícia Turística do Paraguai está sob novo comando.

Leia também:
Guia de segurança para turistas em Foz do Iguaçu e fronteira

Publicidade

De acordo com o jornal La Clave, a troca foi determinada pelo diretor da Polícia Nacional do Paraguai no Alto Paraná, Feliciano Martínez Peña.

Publicidade

A Resolução n.º 264/2025, datada da semana passada, oficializa a saída do comissário Edgar Sugasti do comando do Departamento de Segurança Turística. Como substituto, assume o também comissário Fredy Villalba.

Os motivos para a troca não constam da informação oficial, mas a imprensa do Paraguai cita o descontentamento de empresários em relação ao trabalho policial.

Publicidade

A Polícia Turística tem um escritório na cabeceira paraguaia da Ponte da Amizade, responsável por atender os turistas que cruzam a fronteira. As ocorrências estão ligadas, principalmente, a situações como roubos, furtos e desacordos comerciais.

Crimes contra turistas no Paraguai

Conforme o jornal La Clave, um dos pontos de desgaste em relação à Polícia Turística do Paraguai é a livre atuação dos chamados pirañitas.

Publicidade

Tais indivíduos, que se apresentam como “guias de compras” aos turistas que cruzam a Ponte da Amizade, estão ligados a inúmeras denúncias de crimes.

O modus operandi consiste em apresentar ofertas tentadoras e “guiar” o visitante até lojas de reputação duvidosa no Paraguai.

Em muitos casos, a loja não tem sequer nome na fachada, com as vítimas relatando situações como assaltos, ameaças, agressões e esvaziamento de contas bancárias.

Guia de segurança na fronteira

No final de 2023, entidades de Foz do Iguaçu e Ciudad del Este lançaram um guia de segurança para quem faz passeios pela fronteira entre Brasil e Paraguai.

Disponível gratuitamente na internet, o material contém dicas e uma série de contatos úteis. Para conferir o guia, na íntegra, clique aqui.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.