Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Paraguai » Vereadora assumirá como prefeita interina de Ciudad del Este

Paraguai

Política na fronteira

Vereadora assumirá como prefeita interina de Ciudad del Este

Bloco de apoio ao prefeito destituído Miguel Prieto confirmou, na manhã deste sábado (23), o nome da vereadora María Portillo.

2 min de leitura
Vereadora assumirá como prefeita interina de Ciudad del Este
María Portillo comandará de forma interina a prefeitura de Ciudad del Este. Foto: Gentileza/Junta Municipal (Arquivo)

Após impasse relacionado aos suplentes da Junta (Câmara) Municipal de Ciudad del Este, os vereadores da base de apoio ao prefeito destituído Miguel Prieto definiram, neste sábado (23), quem comandará a prefeitura de forma interina até novembro.

Leia também:
Como fica a situação em Ciudad del Este após a destituição do prefeito?

Publicidade

Em declarações à imprensa local, Sebastián Martínez, presidente da Junta Municipal, e Daniel Pereira Mujica, pré-candidato nas eleições de novembro, confirmaram a escolha.

María Portillo, vereadora eleita pelo Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA), exercerá o posto de prefeita interina de Ciudad del Este pelos próximos 90 dias. Em seu lugar no Legislativo assumirá a suplente Raquel Medina.

Inicialmente, a favorita para o posto de interina era a vereadora Valeria Fabiana Romero. Entretanto, seu suplente imediato, Rigoberto Chamorro, migrou para o Partido Colorado. Em Ciudad del Este, os colorados formam a principal oposição ao grupo de Miguel Prieto.

De acordo com o Tribunal Superior de Justiça Eleitoral (TSJE), no mês de novembro, os eleitores da capital do Alto Paraná irão às urnas para definir quem completará o mandato do prefeito destituído até dezembro de 2026.

Daniel Pereira Mujica disputará contra um adversário do Partido Colorado, provavelmente o ex-governador Roberto González Vaesken. Os colorados buscam retomar o controle de Ciudad del Este, segunda maior cidade paraguaia, perdido em 2019.

Destituição do prefeito de Ciudad del Este

Na última terça-feira (19), a Câmara dos Deputados do Paraguai determinou a destituição de Miguel Prieto, após denúncias apresentadas pela Controladoria-Geral da República (CGR).

Conforme o órgão de controle, o prefeito destituído de Ciudad del Este teria praticado irregularidades no cargo, relacionadas a contratos, nomeações e destinação de fundos.

Prieto, por sua vez, alega que a ação da CGR teve motivação política, bem como as 50 ações judiciais protocoladas contra sua gestão. Ele pretende disputar a presidência do Paraguai em 2028, liderando chapa de oposição ao Partido Colorado.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.