Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Últimas Notícias » Vereadora toma posse como prefeita interina de Ciudad del Este

Paraguai

Política na fronteira

Vereadora toma posse como prefeita interina de Ciudad del Este

María Portillo, do Partido Liberal Radical Autêntico, permanecerá no cargo até as eleições suplementares convocadas para novembro.

2 min de leitura
Vereadora toma posse como prefeita interina de Ciudad del Este
Após acordo entre os vereadores da bancada, María Portillo tomou posse como interina em Ciudad del Este. Foto: Gentileza/Página de María Portillo no Facebook

Tomou posse como prefeita interina de Ciudad del Este, na manhã desta segunda-feira (25), a vereadora María Portillo, do Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA).

Leia também:
Como fica a situação em Ciudad del Este após a destituição do prefeito?

Publicidade

Portillo comandará Ciudad del Este por cerca de 90 dias. Em novembro, a Justiça Eleitoral promoverá eleições suplementares para definir quem completará o mandato do prefeito Miguel Prieto, destituído na semana passada.

Publicidade

Vereadora do PLRA, Portillo conta com o apoio dos sete vereadores da base de Prieto. A princípio, a também vereadora Valeria Romero aparecia como primeira opção. Problemas envolvendo o suplente de Romero, contudo, contribuíram para a escolha de Portillo.

Após prestar juramento, a prefeita interina de Ciudad del Este agradeceu o suporte dos colegas e prometeu governar com responsabilidade. “Por mais curto que o período pareça, quero fazer um bom trabalho e devolver a tranquilidade à população”, afirmou.

Publicidade

“Há muitos serviços que não estão funcionando [após a intervenção de 60 dias]. Primeiramente, vamos trabalhar para resolvê-los e para pagar os salários que estão em atraso”, complementou.

Pré-candidato à presidência em 2028, Miguel Prieto teve seu mandato cassado pela Câmara dos Deputados. O processo foi embasado em denúncia da Controladoria-Geral da República (CGR) relatando supostas irregularidades na gestão em Ciudad del Este.

Publicidade

Por outro lado, Prieto argumenta que o processo teve motivação política, com o objetivo de retirá-lo da vida pública. Na eleição suplementar de novembro, o grupo de Prieto apresentará o economista Daniel Pereira Mujica como candidato a prefeito.

Quem vencer em novembro comandará a prefeitura de Ciudad del Este até dezembro de 2026, data na qual terminam os mandatos dos prefeitos no Paraguai.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

    Deixe um comentário