Tomou posse como prefeita interina de Ciudad del Este, na manhã desta segunda-feira (25), a vereadora María Portillo, do Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA).
Leia também:
Como fica a situação em Ciudad del Este após a destituição do prefeito?
Portillo comandará Ciudad del Este por cerca de 90 dias. Em novembro, a Justiça Eleitoral promoverá eleições suplementares para definir quem completará o mandato do prefeito Miguel Prieto, destituído na semana passada.
Vereadora do PLRA, Portillo conta com o apoio dos sete vereadores da base de Prieto. A princípio, a também vereadora Valeria Romero aparecia como primeira opção. Problemas envolvendo o suplente de Romero, contudo, contribuíram para a escolha de Portillo.
Após prestar juramento, a prefeita interina de Ciudad del Este agradeceu o suporte dos colegas e prometeu governar com responsabilidade. “Por mais curto que o período pareça, quero fazer um bom trabalho e devolver a tranquilidade à população”, afirmou.
“Há muitos serviços que não estão funcionando [após a intervenção de 60 dias]. Primeiramente, vamos trabalhar para resolvê-los e para pagar os salários que estão em atraso”, complementou.
Pré-candidato à presidência em 2028, Miguel Prieto teve seu mandato cassado pela Câmara dos Deputados. O processo foi embasado em denúncia da Controladoria-Geral da República (CGR) relatando supostas irregularidades na gestão em Ciudad del Este.
Por outro lado, Prieto argumenta que o processo teve motivação política, com o objetivo de retirá-lo da vida pública. Na eleição suplementar de novembro, o grupo de Prieto apresentará o economista Daniel Pereira Mujica como candidato a prefeito.
Quem vencer em novembro comandará a prefeitura de Ciudad del Este até dezembro de 2026, data na qual terminam os mandatos dos prefeitos no Paraguai.