Ciudad del Este está, oficialmente, sem comando desde a última terça-feira (19), quando a Câmara dos Deputados do Paraguai determinou a destituição do prefeito Miguel Prieto.
Leia também:
Como fica a situação em Ciudad del Este após a destituição do prefeito?
De acordo com a legislação do país, haverá eleição suplementar, no mês de novembro, para definir quem finalizará o mandato até dezembro de 2026.
Pelos próximos 90 dias (no Paraguai não existe o cargo de vice-prefeito), Ciudad del Este terá de ser comandada por um prefeito interino. A escolha do interino caberá aos vereadores integrantes da Junta (Câmara) Municipal.
De acordo com o jornal ABC Color, a votação estava inicialmente marcada para essa quinta-feira (21). Entretanto, não houve acordo entre os vereadores da base de apoio ao prefeito destituído, que decidiram adiar a definição.
Os aliados de Prieto possuem maioria no Legislativo de Ciudad del Este. Há, contudo, indefinições nos bastidores, que envolvem também o suplente que assumirá o lugar do vereador que subir ao posto de prefeito interino.
Conforme o ABC Color, caso a vereadora Valeria Fabiana Romero, favorita, assuma a prefeitura, o suplente Rigoberto Chamorro, agora opositor, ganharia uma vaga na Câmara. Já se María Portillo for a escolhida, a suplente Raquel Medina seria a substituta.
Paralelamente, vereadores ligados ao Partido Colorado, minoritário no Legislativo de Ciudad del Este, negociam para tentar emplacar um nome da legenda como prefeito interino.
A legislação do Paraguai prevê que os vereadores têm até dez dias para definir o interino. Enquanto isso não ocorrer, a administração municipal seguirá virtualmente paralisada.
Eleição de novembro em Ciudad del Este
Já para a eleição suplementar de novembro em Ciudad del Este, o grupo de Miguel Prieto pretende lançar o economista Daniel Pereira Mujica. Por outro lado, o Partido Colorado prepara a candidatura de Roberto González Vaesken, ex-governador do Alto Paraná.
Para saber mais sobre a destituição do prefeito de Ciudad del Este, clique aqui.

