Rádio Clube
H2FOZ
Início » Planeta Foz » Diga aí » UBS Cidade Nova opera desfalcada e deixa usuários sem atendimento

Diga aí

Saúde

UBS Cidade Nova opera desfalcada e deixa usuários sem atendimento

Moradora do Jardim Ipê relatou ao H2FOZ que teve a consulta desmarcada e aguarda reagendamento há mais de um mês.

2 min de leitura
Notícias no seu WhatsApp
UBS Cidade Nova opera desfalcada e deixa usuários sem atendimento
UBS Cidade Nova: unidade que atende moradores do Jardim Ipê opera desfalcada de médicos, segundo denúncias de falta de atendimento. Foto: Prefeitura de Foz do Iguaçu/divulgação
Google News iconSiga-nos no Google News

Moradores do Jardim Ipê, na Região Norte de Foz do Iguaçu, reclamam da falta de atendimento médico na UBS Cidade Nova. Uma moradora relatou ao H2FOZ que, desde novembro, enfrenta dificuldades para consultar-se na unidade responsável pelo bairro.

LEIA MAIS: Praça da Mentira, na Vila C, à espera de manutenção da prefeitura

Publicidade

Em dezembro, após esperar a abertura da agenda, ela finalmente marcou consulta para 12 de janeiro. Porém, dias depois, recebeu uma mensagem via WhatsApp cancelando o atendimento. O motivo seria que o médico da região não trabalharia mais na UBS e não teria um substituto. “Quero marcar exame de sangue, pedir meu preventivo e ser encaminhada para outras especialidades”, desabafou a professora Ana Souza.

Após contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Foz do Iguaçu, a administração municipal informou ao H2FOZ que a UBS Cidade Nova, responsável pelo território do Jardim Ipê, conta atualmente com seis equipes de saúde da família totalizando uma capacidade instalada de atendimento de mais de 20 mil pessoas e que, neste mês de janeiro, um dos médicos está em férias, mas a unidade permanece em funcionamento com os demais profissionais.

A Secretaria da Saúde confirma que a unidade possui defasagem de um médico por conta da saída do profissional. No momento, estão sendo avaliadas possibilidades de remanejamentos de profissionais de outras unidades de saúde para que seja possível resolver essa necessidade, porém ainda não é possível estipular um prazo para normalização completa do quadro.

Reposição

Segundo a prefeitura, o quadro de médicos da atenção primária está limitado, pois a legislação permite apenas contratações via concurso público ou pelo programa Mais Médicos, sem possibilitar a contratação de profissionais como pessoa jurídica (PJ), o que restringe a reposição imediata das vagas.

Moradores do Jardim Ipê também reivindicam a construção de uma unidade básica de saúde no bairro, que cresceu nos últimos anos. O último Censo revela que o local abriga mais de 11 mil moradores. Contudo, a prefeitura afirma que não prevê essa obra, pois o bairro já integra a área de cobertura da UBS Cidade Nova, conforme critérios previstos pelo Ministério da Saúde.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Vacy Álvaro

    Vacy Alvaro é jornalista e coordenador do núcleo de Jornalismo de Dados/Infográficos do H2FOZ.

    Deixe um comentário