Dobrandino Gustavo da Silva, o primeiro prefeito de Foz do Iguaçu eleito pelo voto direto em 1986, faleceu nesta quarta-feira (24), por volta das 14h, aos 86 anos. Ele enfrentava complicações de saúde decorrentes da diabetes, como insuficiência renal, e morreu após uma parada cardíaca no Hospital Unimed.
LEIA TAMBÉM: Foz se despede de Ademir Volpato
Nascido no município de 13 de Maio (SC), Dobrandino se mudou para o Paraná em 1957. Em Foz do Iguaçu, tornou-se uma das figuras mais emblemáticas da política local, tendo sido um dos fundadores do Movimento Democrático Brasileiro (MDB).
Trajetória política
Na sua primeira disputa para vereador, em 1976, ficou como suplente entre 1977 e 1982, quando foi um dos vereadores mais votados. Em seguida, em 1985, eleito prefeito, assumiu o Palácio das Cataratas. Além disso, em 1990, conquistou uma cadeira na Assembleia Legislativa do Paraná com mais de 25 mil votos.
Em 1992, retornou a Foz do Iguaçu e se candidatou novamente a prefeito, sendo eleito com 42.584 votos. Em 2002, voltou a eleger-se deputado estadual, tornando-se o mais votado entre os 20 parlamentares do PMDB no Paraná. Além disso, foi reeleito em 2007 e permaneceu na Assembleia Legislativa até 2012.
Cidadão honorário
Em 2022, Dobrandino recebeu o título de cidadão honorário de Foz do Iguaçu, em proposição aprovada por unanimidade na Câmara Municipal, de autoria do vereador Valdir de Souza “Maninho”.
Ao agradecer a homenagem, ele relembrou sua trajetória política com gratidão, destacando, por exemplo, o diálogo mantido com ex-governadores como José Richa, Álvaro Dias, Jaime Lerner e Roberto Requião. “O respeito mútuo que mantínhamos ajudou nossa cidade a receber recursos melhorando a vida dos cidadãos”, complementou.
Prefeitura e Câmara Municipal lamentam
Em nota divulgada nas redes sociais, a Prefeitura de Foz do Iguaçu manifestou pesar pelo falecimento de Dobrandino Gustavo da Silva. No comunicado destacou que o ex-prefeito e ex-deputado estadual dedicou grande parte de sua vida ao serviço público e ao desenvolvimento de nossa cidade.
A nota ressalta os relevantes serviços prestados por Dobrandino e afirma que sua memória permanecerá como parte indissociável da história política e social de Foz do Iguaçu. “Neste momento de dor, a Prefeitura se solidariza com a família, amigos e todos aqueles que conviveram com ele”, diz a nota.
Por fim, a prefeitura decretou luto oficial de três dias, com a bandeira do município hasteada a meio-mastro durante esse período.
A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu também manifestou pesar pelo falecimento de Dobrandino, ressaltando que ele foi detentor do maior número de mandatos eletivos na cidade, além de ter exercido funções importantes como vereador e deputado estadual.
“Sua trajetória foi marcada por grandes conquistas, entre elas a abertura das principais avenidas, a implantação da rede de saneamento em bairros populosos, a regularização fundiária e a busca de recursos para saúde, segurança, assistência social e infraestrutura”, destaca a nota.
A nota ainda informa que o corpo do ex-prefeito será velado no plenário da Câmara Municipal, em cerimônia aberta à comunidade.