A Polícia Federal (PF) apura denúncia de compra de voto em cidade da região. A Operação Sufrágio cumpre quatro mandados de busca e apreensão.
Um dos principais alvos é uma apoiadora de ex-candidato a prefeito de Itaipulândia, município lindeiro ao lago de Itaipu. Conforme denúncias, a mulher pagava R$ 70 para que eleitores expusessem propaganda do candidato nos veículos.
A justificativa da entrega do dinheiro seria a “ajuda de custo com combustível”. A prática teria ocorrido nas semanas que antecederam a eleição municipal do ano passado.
A apuração teve início a partir de denúncia recebida pela PF, por meio de seus canais próprios. Os mandados foram expedidos pela Justiça Eleitoral.
Compra de voto
Os encontros para os crimes eleitorais teriam ocorrido em uma associação, com a presença de diversas pessoas. Na ocasião, foram colhidos dados pessoais dos envolvidos.
“Áudios, vídeos e demais provas documentais obtidos durante a investigação apontam para a possível materialidade e autoria da prática ilícita”, cita a Polícia Federal.
A Operação Sufrágio objetiva recolher celulares, computadores, mídias, documentos e anotações. Bem como listas que possam conter informações sobre eleitores, candidatos e repasses financeiros.
Crime de compra de votos prevê pena de reclusão de até quatro anos e multa. As investigações prosseguem, de acordo com a Polícia Federal.