O PT (Partido dos Trabalhadores) vai às urnas escolher o comando da sigla no Paraná neste domingo, 27. Na disputa de segundo turno, para o qual 104 mil filiados estão aptos a votar, Zeca Dirceu e Arilson Chiorato.
No primeiro turno do pleito partidário, no último dia 6, Zeca, deputado federal, chegou à frente de Arilson, deputado estadual e atual presidente da agremiação. Eles foram seguidos de Tadeu Veneri e Hermes Leão.
Zeca Dirceu acredita ser necessário devolver o PT à militância. Segundo ele, o partido, no estado, perdeu força, enquanto em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e outros estados vizinhos voltou a crescer.
Esses estados acabaram “elegendo mais vereadores e vereadoras, prefeitos e prefeitas, participando mais ativamente da política, dos movimentos sociais, das lutas da educação, saúde, reforma agrária e agricultura”, disse o candidato a presidente do PT ao fim do primeiro turno.
Arilson Chiorato, por sua vez, defende um partido de luta e coragem. Para ele, o projeto partidário deve ser centrado na reeleição de Lula em 2026 e no enfrentamento à desinformação.
A pauta, pois, gira em torno do “combate ao discurso de ódio e antidemocrático promovido pela extrema-direita bolsonarista, liderada, no Paraná, pela turma da Lava Jato e do Ratinho [governador do Paraná]”, conclamou o dirigente, que vai às urnas em busca da reeleição.
A votação interna do PT será presencial, das 9h às 17h, mediante escrtutínio em papel.
PT vai às urnas
A direção partidária é estratégica para a definição de alianças e caminhos eleitorais, não apenas para presidente da República e governador do Paraná, em 2026. Há pretensões petistas para a briga pelo Senado Federal.
Além disso, o comando da sigla representa força e dianteira nas escolhas para composições de cargos públicos. São postos no governo federal, como ministérios, além da Itaipu Binacional, sediada em Foz do Iguaçu.
Primeiro turno
Realizado em todo o país, o primeiro turno da eleição escolheu Edinho Silva para presidente nacional. Além da chapa nacional, os petistas paranaenses elegeram a chapa estadual e chapas e presidências municipais.
Em Foz do Iguaçu, a vereadora Valentina Rocha foi eleita a presidente da agremiação. A diretoria será formada por composição proporcional, como é estatutário, conforme a votação recebida entre as chapas concorrentes.