Rádio Clube
H2FOZ
Início » Região » Obra do Contorno Oeste em Cascavel é entregue prevendo melhor conexão na BR-277

Região

Obra do Contorno Oeste em Cascavel é entregue prevendo melhor conexão na BR-277

Duplicação é resultado de parceria entre Governo do Paraná, governo federal e Itaipu; investimento foi de R$ 129 milhões.

3 min de leitura
Obra do Contorno Oeste em Cascavel é entregue prevendo melhor conexão na BR-277
São 14 quilômetros de construção de pistas paralelas ao antigo contorno - foto: Gabriel Rosa/AEN

O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) fez a entrega oficial das obras de duplicação do Contorno Oeste de Cascavel, que promete mais agilidade na conexão entre a BR-277 e a BR-163. A cerimônia foi nesta quarta-feira, 8.

LEIA TAMBÉM: Foz do Iguaçu prevê alta visitação em feriadão com Black Friday na fronteira

Publicidade

Foram investidos R$ 129,6 milhões, resultado de parceria entre o Governo do Paraná, governo federal e Itaipu Binacional. O valor total engloba desapropriações feitas para a construção das novas pistas, explica a Agência Estadual de Notícia (AEN).

Na parceria, o projeto executivo da obra é do governo federal, os recursos foram disponibilizados pela Itaipu Binacional e o Governo do Paraná executou o serviço, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR).

Com a duplicação do trecho, projeta-se, ainda, uma ligação mais segura e ágil aos motoristas que acessam a Avenida Brasil, via cascavelense, pelas rodovias da região. A estimativa é a de que 500 usuários sejam beneficiados com o empreendimento.

“Este Contorno Oeste era uma necessidade da cidade”, frisou o governador. “O trânsito ali na região já teve muitos problemas, até alguns acidentes que aconteciam por causa do alto fluxo de caminhões, mas que agora está duplicada, com a pista feita de concreto, dando segurança e durabilidade para as vias”, concluiu.

O governador Ratinho Junior enfatizou a importância da obra – foto: Ari Dias/AEN


Na entrega da obra, o diretor de Coordenação da Itaipu, Carlos Carboni, citou projetos da hidrelétrica em parceria com o governo estadual. “Nós teremos outras boas e grandes parcerias pela frente. Tudo isso porque temos bons projetos para tirar do papel”, declarou.

A obra no contorno contemplou:

  • 14,28 quilômetros de construção de pistas paralelas ao antigo contorno;
  • nova via de acesso de 4,79 quilômetros entre o contorno e o centro da cidade, por meio da Avenida Brasil e da Avenida das Torres, totalizando mais de 19 quilômetros de obras entregues.

O trecho duplicado tem início a cerca de 500 metros do viaduto no entroncamento com a BR-277 e segue até o viaduto de conexão com a BR-467. A pista da BR-163 foi construída em pavimento rígido de concreto, separada da já existente por um canteiro de dez metros.

A rodovia passa a ter duas pistas de 3,6 metros cada, além de acostamento externo de 2,5 metros e acostamento interno de 1 metro, informa a AEN. O projeto contempla viaduto, rotatória, segunda ponte sobre o Rio das Antas, iluminação, drenagem e sinalização.

Infraestrutura no Oeste

O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos (PSC), celebrou os projetos de infraestrutura que foram entregues ou que estão em fase final de execução. Entre eles, mencionou a duplicação da BR-277 no acesso ao Show Rural.

“Pouco tempo atrás nós não tínhamos aeroporto, nós não tínhamos Trevo Cataratas, nós não tínhamos a duplicação até o Show Rural. Agora nós temos”, sublinhou. “É um momento importante que o Paraná e Cascavel vivem, que nós temos que aproveitar e comemorar muito”, finalizou o gestor do município.

(Com informações da Agência Estadual de Notícias)

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Paulo Bogler

    Paulo Bogler é repórter do H2FOZ. Com enfoque em pautas comunitárias, atua na cobertura de temas relacionados à cidade, política, cidadania, desenvolvimento e cultura local. Tem interesse em promover histórias, vozes e o cotidiano da população. E-mail: bogler@h2foz.com.br.