O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) fez a entrega oficial das obras de duplicação do Contorno Oeste de Cascavel, que promete mais agilidade na conexão entre a BR-277 e a BR-163. A cerimônia foi nesta quarta-feira, 8.
LEIA TAMBÉM: Foz do Iguaçu prevê alta visitação em feriadão com Black Friday na fronteira
Foram investidos R$ 129,6 milhões, resultado de parceria entre o Governo do Paraná, governo federal e Itaipu Binacional. O valor total engloba desapropriações feitas para a construção das novas pistas, explica a Agência Estadual de Notícia (AEN).
Na parceria, o projeto executivo da obra é do governo federal, os recursos foram disponibilizados pela Itaipu Binacional e o Governo do Paraná executou o serviço, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR).
Com a duplicação do trecho, projeta-se, ainda, uma ligação mais segura e ágil aos motoristas que acessam a Avenida Brasil, via cascavelense, pelas rodovias da região. A estimativa é a de que 500 usuários sejam beneficiados com o empreendimento.
“Este Contorno Oeste era uma necessidade da cidade”, frisou o governador. “O trânsito ali na região já teve muitos problemas, até alguns acidentes que aconteciam por causa do alto fluxo de caminhões, mas que agora está duplicada, com a pista feita de concreto, dando segurança e durabilidade para as vias”, concluiu.

Na entrega da obra, o diretor de Coordenação da Itaipu, Carlos Carboni, citou projetos da hidrelétrica em parceria com o governo estadual. “Nós teremos outras boas e grandes parcerias pela frente. Tudo isso porque temos bons projetos para tirar do papel”, declarou.
A obra no contorno contemplou:
- 14,28 quilômetros de construção de pistas paralelas ao antigo contorno;
- nova via de acesso de 4,79 quilômetros entre o contorno e o centro da cidade, por meio da Avenida Brasil e da Avenida das Torres, totalizando mais de 19 quilômetros de obras entregues.
O trecho duplicado tem início a cerca de 500 metros do viaduto no entroncamento com a BR-277 e segue até o viaduto de conexão com a BR-467. A pista da BR-163 foi construída em pavimento rígido de concreto, separada da já existente por um canteiro de dez metros.
A rodovia passa a ter duas pistas de 3,6 metros cada, além de acostamento externo de 2,5 metros e acostamento interno de 1 metro, informa a AEN. O projeto contempla viaduto, rotatória, segunda ponte sobre o Rio das Antas, iluminação, drenagem e sinalização.
Infraestrutura no Oeste
O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos (PSC), celebrou os projetos de infraestrutura que foram entregues ou que estão em fase final de execução. Entre eles, mencionou a duplicação da BR-277 no acesso ao Show Rural.
“Pouco tempo atrás nós não tínhamos aeroporto, nós não tínhamos Trevo Cataratas, nós não tínhamos a duplicação até o Show Rural. Agora nós temos”, sublinhou. “É um momento importante que o Paraná e Cascavel vivem, que nós temos que aproveitar e comemorar muito”, finalizou o gestor do município.
(Com informações da Agência Estadual de Notícias)


