Após 88 dias, paciente internada com covid-19 ganha alta no Hospital Costa Cavalcanti

Geni dos Santos foi recebida com festa na saída do hospital. Ela havia sido internada em 20 de dezembro de 2020 e passou por um processo de desospitalização segura.

Internada no Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) desde o dia 20 de dezembro de 2020, a Sra. Geni dos Santos, 70 anos, ganhou alta nesta quinta-feira, dia 18. Depois de um longo processo de tratamento da covid-19, assistida por uma equipe dedicada e trabalhando uma desospitalização segura, ela segue bem para casa. Na saída do hospital ela foi recebida com música, mensagens de vitória e muita emoção.

Geni foi internada com diagnóstico positivo para o novo coronavírus com comprometimento pulmonar de 75%. O caso era considerado gravíssimo, já que evoluiu com insuficiência respiratório e Síndrome da Angústia Respiratória Aguda (SARA). Ao longo do tempo que esteve internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid-19, a paciente passou por dois processos de intubação, além da necessidade de ventilação mecânica. Geni permaneceu na unidade covid até o dia 6 de fevereiro, depois, já com exame negativo para a doença, ela foi transferida para a UTI Geral, da mesma instituição.

 

“Na UTI Geral, a paciente seguiu com insuficiência renal aguda e necessidade de hemodiálise. Ali ela seguiu evoluindo positivamente e no dia 22 de fevereiro ganhou alta para o bloco”, conta o médico hospitalista do HMCC Dr. João Fernando Pereira. Dona Geni, como era chamada pela equipe, passou por um processo chamado de desospitalização segura, no qual a equipe prepara e treina os familiares para a continuidade do cuidado em seu domicílio. “Ela surpreendeu não somente pela gravidade e complexidade do seu quadro clínico, mas sobretudo por sua disposição a reabilitação e colaboração com a desospitalização. Dona Geni está indo para sua casa recuperada, aos cuidados de seus familiares, em seu lar, tudo isso de forma segura”, afirmou Dr. João.

Clique aqui e receba notícias no seu WhatsApp!

Na alta, boa parte da família da Dona Geni esteve presente. Ela foi recebida com festa e uma carreata para celebrar a volta para casa. Agradecida, Dirlei da Rosa, filha de Geni, falou que a alta é um motivo de felicidade. “Ela foi muito bem cuidada, paparicada pelos profissionais e agora sai pela porta da frente”, disse a filha. “Nós sabemos como ela chegou no hospital, na UTI, e acompanhamos toda a evolução, foi um milagre diário. Ver ela sair hoje bem, recuperada, é motivo de festa”, finalizou Dirlei.

MIL INTERNAÇÕES

Exatamente um ano depois do primeiro caso positivo para covid-19 em Foz do Iguaçu, confirmado em 18 de março de 2020, o Hospital Ministro Costa Cavalcanti atinge a marca de mil internações de pacientes diagnosticados com a doença. São homens e mulheres, das mais variadas idades, que necessitaram de atendimento médico na UTI ou enfermaria.

Neste mesmo período, 732 pacientes ganharam alta no HMCC. Na quinta-feira, dia 18, o centro hospitalar registrou uma ocupação de 92% de seus leitos dedicados ao tratamento de pacientes com covid-19.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.