Rádio Clube
H2FOZ
Início » Saúde » Coronavírus » De 1º em mortes por covid no mundo, em junho, Paraguai cai para 138º agora

Coronavírus

De 1º em mortes por covid no mundo, em junho, Paraguai cai para 138º agora

Posição da Argentina e do Brasil também melhorou muito. Mas o Brasil ainda traz receio.

3 min de leitura
De 1º em mortes por covid no mundo, em junho, Paraguai cai para 138º agora
Com baixa imunização, o cumprimento de protocolos sanitários pode ser a explicação para a boa situação do Paraguai. Foto Agência IP

Posição da Argentina e do Brasil também melhorou muito. Mas o Brasil ainda traz receio.

Há exatamente quatro meses, em 27 de junho deste ano, o H2FOZ publicou: “Paraguai, 1º no mundo em mortes por covid, proporcionalmente”

Publicidade

A doença matava mais de 150 paraguaios por dia. Os 844 óbitos registrados na semana até o dia 26 de junho deixavam o país em 12º lugar, em números absolutos (o que é exagerado, considerando o tamanho da população paraguaia). Em mortes proporcionais à população, foram 117 por milhão de habitantes: 1º lugar no ranking mundial.

O Brasil teve naquela semana 11.951 mortes e ficou, no número absoluto, em 1º lugar no ranking dos países, mas, proporcionalmente à população, em 8º, com 56 óbitos por milhão de habitantes.

A Argentina, com a média de 78 mortes por milhão de habitantes, estava em 4º lugar.

OS NÚMEROS DE HOJE

A situação mudou radicalmente, principalmente considerando-se o Paraguai e a Argentina, conforme os dados do site Worldometer.

A Argentina registrou 129 mortes na semana até terça-feira, 26, o que deixou o país em 44º lugar; o Paraguai, com apenas 5 óbitos, ficou em 130º.

Já o Brasil teve 2.391 mortes na semana e, com isso, manteve um ainda perigoso 6º lugar no ranking mundial.

Proporcionalmente à população, a situação do Brasil melhora. Cai para o 57º lugar, com 11 mortes a cada milhão de habitantes.

A Argentina, com 3 óbitos por milhão, desce para o 104º lugar.

E o Paraguai não chega nem a 1 morte por milhão de habitantes (0,7), e com isso foi para a posição 138 no ranking.

VACINAÇÃO

À frente do Brasil, em casos e mortes, estão países como a Rússia, com óbitos em alta (7.450 na semana, ou 51 a cada milhão de habitantes); Estados Unidos (8.986 óbitos, o que equivale a 27 por milhão de habitantes); e Reino Unido (982 mortes, ou 14 por milhão.

Comparativo de vacinação entre alguns países. Fonte: Worldometer

Em vacinação, o Brasil estava bem atrás de Estados Unidos e Reino Unido, há quatro meses. Agora, na soma de uma dose ou imunização completa, está à frente.

No total, foram imunizados 74% dos brasileiros, à frente do Reino Unido (73%) e Estados Unidos (66%). Mas com imunização completa o total no Brasil atingiu 54,3% da população, ante 66,83% no Reino Unido e 56,73% nos Estados Unidos. É possível que os americanos sejam ultrapassados em breve.

A Argentina também superou Estados Unidos, com 73% de imunizados. Mas, com duas doses ou dose única, são 55,8% dos argentinos, mais que os brasileiros.

Já o Paraguai imunizou 41%, dos quais 30,46% completamente, o que o deixou à frente da Rússia (36%), país que produz vacinas. Mas, na América do Sul, só está melhor do que a Bolívia e a Venezuela.

Mesmo com baixo índice de imunização, o Paraguai está numa posição confortável. Talvez isso se explique pelo maior cuidado com a higiene e com os protocolos sanitários de maneira geral.

Já o Brasil, embora tenha melhorado muito nesses quatro meses, ainda inspira cuidados, porque ainda morrem mais de 350 pessoas por dia. A Fiocruz alertou que é preciso ainda tomar os devidos cuidados. Relaxar, ainda não dá…

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.
    Assuntos