Fiocruz recebe insumo para produzir 12 milhões de doses de vacina Oxford/AstraZeneca

Nova remessa completa a matéria-prima para a 15 milhões de doses previstas para março.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!

Nova remessa completa a matéria-prima para 15 milhões de doses previstas para março.

Na noite desse sábado, 27, chegou ao Brasil remessa de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) suficiente para a produção de 12,2 milhões de doses de vacina Oxford/AstraZeneca . A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) processará o insumo, que foi importado da China.

Esse é o segundo lote de IFA que a fundação recebe – o primeiro chegou no início de fevereiro. Com as duas remessas da matéria-prima, a Fiocruz terá condições de elaborar 15 milhões de doses de vacina contra a covid-19, previstas para o mês de março.

“As vacinas serão entregues ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) após o deferimento do registro pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária”, informou a Agência Fiocruz de Notícias. A análise segue paralelamente à produção.

A fundação relatou que até junho deverá receber lotes de insumo para totalizar a produção de 100,4 milhões de doses do imunizante contra a covid-19. Esse medicamento será destinado a estados e municípios brasileiros.

Com a chegada do IFA no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), amostras do insumo passarão para a análise de controle de qualidade. “Com a liberação dos resultados, será realizado o descongelamento, seguido do processamento final”, explicou a Fiocruz.

Esse procedimento abrange quatro etapas: formulação, envase e recravação, inspeção e rotulagem e embalagem. “Durante o processamento da vacina, são retiradas amostras de todos os lotes, que são encaminhadas para um rígido controle de qualidade interno a fim de garantir sua segurança e eficácia. Após o resultado, as vacinas são liberadas para entrega”, informou a Fiocruz.

(Com informações das agências Fiocruz e Brasil)

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.