Paraná torna não obrigatório uso de máscara em espaços abertos a partir desta quinta

Uso obrigatório foi instituído em abril de 2020 - Foto ilustrativa: Pixabay

A utilização da proteção segue sendo cobrada em eventos, transporte público, trabalho ou comércio; veja a íntegra do decreto.

O Governo do Estado flexibilizou o uso de máscara de proteção contra a covid-19 no Paraná. As normas entram em vigor nesta quinta-feira, 17, com a publicação do Decreto nº 10.530/2022.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

A decisão é fruto de lei de autoria do Executivo aprovada pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). O uso de máscara em espaços é opcional, porém permanece obrigatório em locais fechados (eventos, transporte público, trabalho ou comércio).

“A liberação também vale para crianças menores de 12 anos, a critério dos pais, em espaços abertos ou fechados”, informou a Agência Estadual de Notícias (AEN). Segundo o órgão, a Organização Mundial da Saúde (OMS) não impõe a obrigação nessa faixa de idade, mas recomenda o uso.

A Secretaria de Estado da Saúde emitirá outras resoluções para regulamentar as regras de uso em alguns espaços públicos. A adoção das máscaras de proteção, obrigatoriamente, passou a vigorar no estado em abril de 2020.

Para a flexibilização, de acordo com a gestão estadual, houve “aprovação do comitê científico” da Sesa. Ainda foi considerado o baixo índice de ocupação dos leitos exclusivos para a covid-19, a vacinação e o índice de transmissão de covid-19 no estado.

Em Foz do Iguaçu

Por nota, a Prefeitura de Foz do Iguaçu informou que a decisão local sobre a desobrigação do uso de máscaras em locais públicos será do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, observando as resoluções do estado. Está prevista uma reunião dessa instância para a manhã desta quinta-feira, 17.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.