Um novo espaço de informação e reflexão estreia no portal H2FOZ nesta semana. Trata-se do quadro “Quem Foi Que Te Disse?”, uma proposta jornalística e educativa que visa desconstruir crenças limitantes profundamente enraizadas na sociedade — especialmente aquelas que impactam diretamente a vida das pessoas como, por exemplo, no campo da saúde mental.
Idealizado e conduzido pelos jornalistas Alexandre Palmar e Isabela Collares, o programa será veiculado semanalmente nas redes sociais da H2FOZ, trazendo uma abordagem sensível e fundamentada, conectando comunicação e ciência com a intenção de promover mais autonomia, consciência crítica e bem-estar emocional.
“A ideia do ‘Quem Foi Que Te Disse?’ é instigar o senso crítico nas pessoas. É perguntar de onde vêm as certezas que repetimos, muitas vezes sem perceber e o quanto certas crenças aprisionam e adoecem. Vamos falar sobre saúde mental com base em temas que surgem com frequência no nosso cotidiano”, explica Isabela.

Em um tempo marcado pela avalanche de informações e pela facilidade com que conteúdos enganosos se espalham, “Quem Foi Que Te Disse?” surge como uma ferramenta essencial para fortalecer o senso crítico da população. Vivemos na era das fake news, em que boatos ganham ares de verdade, e opiniões infundadas se disfarçam de conhecimento. Por isso, mais do que nunca, é preciso aprender a questionar: de onde vem aquilo que ouvimos? Quem disse? Com base em quê?

Ao propor esse exercício de reflexão sobre crenças cotidianas, o quadro também convida o público a observar com mais atenção o que consome — inclusive no noticiário. É um convite para sair do modo automático, ampliar o olhar e se proteger não só de desinformações, mas também de narrativas que perpetuam preconceitos, estigmas e mal-entendidos. Afinal, desenvolver pensamento crítico é uma forma de cuidado — com a saúde mental e com a qualidade da convivência social.

Saúde mental na primeira fase
A primeira fase do quadro será dedicada à saúde mental, um tema cada vez mais presente no cotidiano, mas ainda cercado por preconceitos, desinformação e frases prontas. Ao longo das edições, o programa vai abordar de maneira leve e acessível, mitos comuns como: “velhice é o momento descansar e ficar parado”, “é preciso ser mais velho para poder se conhecer”, “há uma idade limite para mudar de profissão”, “basta ter força de vontade para melhorar”; e por aí vai (…)
A cada episódio, o público poderá contar com vídeos, textos e conteúdos interativos que instigam a reflexão e oferecem caminhos alternativos à rigidez dessas crenças — sempre com responsabilidade e profundidade.

Um projeto com cara e voz da Região Trinacional
A H2FOZ, um dos principais portais de notícias da região trinacional, aposta no quadro como mais uma forma de cumprir seu papel informativo e cidadão. “Queremos ampliar o debate, dar visibilidade a temas que afetam diretamente a qualidade de vida da nossa comunidade, com linguagem clara e ao mesmo tempo embasada”, afirma Alexandre.
A estreia do “Quem Foi Que Te Disse?” está marcada para o dia 09 de julho, com postagens semanais às terças-feiras (teasers) e quintas-feiras (vídeos e matérias).

Siga o H2FOZ no Instagram e acompanhe os episódios. E lembre-se: antes de repetir uma crença, pergunte-se — e aí, “Quem foi que te disse?”