Unidades móveis do programa do governo federal deverão permanecer três meses na região devastada por tornado.
O governo federal iniciou, nessa segunda-feira, 24, os atendimentos de saúde em seis consultórios móveis instalados em dois contêineres em Rio Bonito do Iguaçu (PR). A ação ocorre por meio do programa Agora Tem Especialistas.
O município teve 90% da área devastada por um tornado em 7 de novembro, afetando mais de dez mil moradores. As unidades devem permanecer na região por três meses.
Cada estrutura possui três consultórios equipados com desfibrilador, eletrocardiograma, computadores, impressoras e insumos. A população tem acesso a consultas médicas e de enfermagem, vacinação, curativos, atendimentos psicológicos, distribuição de medicamentos e pequenas cirurgias.
Agora Tem Especialistas
As unidades funcionam todos os dias, das 8h às 17h, com foco em urgência e emergência nos fins de semana, apoiadas pela Força Nacional do SUS (FN-SUS).
Desde o desastre, 38 profissionais especializados da FN-SUS e de programas de vigilância epidemiológica atuam na região. Um centro de operações de emergência (COE) acompanha as condições de saúde e o bem-estar da população. Já foram realizados 2.015 atendimentos em saúde mental, 498 atendimentos assistenciais e 141 atividades de bem-estar.
Para reforçar o abastecimento, o governo do Brasil entregou dois kits emergenciais de medicamentos e insumos à 5.ª Regional de Saúde, em Guarapuava. Cada kit contém 32 tipos de medicamentos e 16 tipos de insumos, com capacidade para atender até três mil pessoas por dois meses, garantindo a continuidade do cuidado após o desastre.


