Rádio Clube
H2FOZ
Início » Segurança Pública » Esquema na fronteira: carretas do Paraguai entram com pneus novos e saem com sucatas

Segurança Pública

Esquema na fronteira: carretas do Paraguai entram com pneus novos e saem com sucatas

PRF flagrou prática de contrabando de pneus em uma borracharia às margens da BR-277.

2 min de leitura
Esquema na fronteira: carretas do Paraguai entram com pneus novos e saem com sucatas
PRF flagrou a prática de contrabando em uma borracharia à beira da rodovia - foto: PRF/divulgação
Google News iconSiga-nos no Google News


Em um esquema de contrabando na fronteira, carretas do Paraguai entram no Brasil com pneus novos e retornam com sucatas. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) mira o entra e sai das carretas na região.

Em Cascavel (PR), no Oeste, a PRF tem flagrado constantemente carretas do país vizinho voltando com pneus em mau estado de conservação. A situação possivelmente envolve o esquema de contrabando.

Publicidade

Multas de trânsito são aplicadas, e os veículos, recolhidos até a regularização das condições de segurança. Porém, nessa sexta-feira, 2, foi possível flagrar o ilícito.

Durante rondas na região, os policiais perceberam movimentação incomum em um estabelecimento cascavelense. Na verificação, a PRF detectou pneus de origem estrangeira sendo desmontados, enquanto outros — usados e sem condições de rodar — seriam colocados em uma carreta paraguaia.

Pneu do Paraguai

O motorista, de 31 anos, é morador de Santa Rita, no Paraguai. Aos policiais, ele “revelou que trouxe os pneus do país de origem rodando no próprio veículo e realizava a troca por pneus usados na borracharia”, apontou a corporação.

Os produtos contrabandeados seriam entregues a clientes em território nacional. A carreta não transportava carga. Conforme o condutor, o veículo retornaria ao Paraguai vazio e com os pneus usados.

“Na borracharia estavam apenas montadores, que informaram estar realizando exclusivamente a desmontagem e a montagem dos pneus no veículo”, pontuou a PRF.

Ao todo, 20 pneus foram apreendidos e entregues à Receita Federal. O motorista foi qualificado e deve responder pelo crime de contrabando.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Paulo Bogler

    Paulo Bogler é repórter do H2FOZ. Com enfoque em pautas comunitárias, atua na cobertura de temas relacionados à cidade, política, cidadania, desenvolvimento e cultura local. Tem interesse em promover histórias, vozes e o cotidiano da população. E-mail: bogler@h2foz.com.br.

    18 comentários em “Esquema na fronteira: carretas do Paraguai entram com pneus novos e saem com sucatas”

    1. Carlos

      Esse contrabando é cada vez mais incentivado pelo preço absurdo dos pneus brasileiros. Primeiro deveriam combater o imposto abusivo sobre os produtos vendidos no Brasil, com isso o contrabando diminuiria drasticamente. Não que eu esteja a favor do contrabando, más sim de um preço justo…

    2. Thiago

      É uma vergonha ver isso acontecer e saber que os paraguaios pagam metade do preço que nós pagamos em um pneu.

    3. Patrick

      Esse país é uma desgraça, se fosse minimamente sério teria imposto zerado em pneu que é item de segurança e salva vidas.

    4. malcriado.viola@gmail.com

      Impostos , impostos, impostos…
      Ou o Brasil, diminui os impostos ou os impostos acabam com o Brasil

      Pq sera q os pneus no Paraguai custam metade do preço do brasil ??

      Só rindo

    5. adv Marcelo Nunes

      Certamente o crime cometido não é de contrabando, art 334_A do código penal, é de DESCAMINHO, art. 334.

    6. Carlos

      Esquema é a “reforma tributária” desse desgoverno. O que o empresário fez é ato de desespero, de sobrevivência. Não demorará e logo os países vizinhos começarão barrar entrada de brasileiros pq ninguém vai querer continuar aqui pra bancar políticos vagabundos, e vagabundos que só querem viver de bolsa família.

    7. Fernando

      Sem pagar o imposto do amor ? Naninanão ,

    8. Noronha

      Normal é Brasil.

    9. Luis

      Polícia Federal tanta coisa relevante para fazer e se preocupar com pneus novos vindos de um outro país ,
      Tem é que fiscalizar o entra e sai de várias armas e drogas que destroem vidas e não pneus de borrachas .

    10. Arek

      Não me admiro que tenhamos que fazer isso aqui no Brasil da corrupção e arrecadação, com o preço de um pneu aqui compramos 3 no PY , um país como o Brasil não consegue nem copiar modelos que dão certo de outros países, aqui tudo superfaturado para poder mover a máquina corrupta do governo lula e desse pt

    11. Assista ancapsu

      O que seria da população brasileira se não fosse o Estado a impedir ela de comprar pneus baratos, né?
      Não fossem os impostos absurdos e a burocracia impeditiva o brasileiro não teria nenhuma intenção de comprar um pneu paraguaio.
      Vejam a loucura da coisa: vale mais a pena montar um pneu numa carreta no Paraguai, rodar até o Brasil, desmontar, voltar pro Paraguai podendo tomar multa e ter o carro recolhido que comprar um pneu no Brasil.
      Tem algo muito errado com o Brasil e não com quem importa pneus sem pagar a extorsão estatal.

    12. Wan

      Todo funcionário público deveria sentir vergonha de participar desse grande esquema de roubo via impostos abusivos, chamado Brasil.

    13. Jackson

      Ja trouxe muita coisa do Paraguai. Tv, celulares ,tv,box azeite etc… Se o governo não roubasse o povo ninguém ia comprar no Paraguai…

    14. Clelío Luiz de almeida

      O motorista sabe w está cometendo crime de contrabando , deveria pegar cadeia de 90 dias, na reincidência 1 ano. E a carreta ir p leilão.

    15. Marco Antônio

      Pais do quanto pior melhor, é uma pena!!

    16. marlonmendonca1@gmail.com

      contrabando ….caro autor da matéria por favor se informe antes de noticiar o crime correto seria descaminho ou seja entrar no país sem pagar imposto contrabando é criminalidade tipificado entorpecentes produtos controlados “remédios etc e armas nesse caso o autor deve refazer sua matéria e deixar de mau caratismo

    17. João Benevides

      Não é o “Governo Lula” e sim o “Congresso Podre” que fazem nossas leis. O governo quiz liberar a importação para forçar a queda do preço, mas os nobres deputados impediram, garantindo o deles com o lobby nacional dos fabricantes que alegam que irão quebrar e demitir em massa.

    18. Valderez

      A materia esta errada. E entrada e venda de pneus sem pagar impostos e nao contrabando. Eu perdou o erro na materia. Mas se voltar a se repetir…

    Deixe um comentário