Ponte da Amizade tem policiamento ampliado na área acesso

As forças estão atuando em escala, o que resulta em maior presença ostensiva, solução construída na Câmara Técnica de Segurança do Codefoz.

Apoie! Siga-nos no Google News

Escala de revezamento entre as foças de segurança pública aumenta o policiamento na área de acesso à Ponte Internacional da Amizade, em Foz do Iguaçu. A ação está sendo mantida na BR-277, entre o viaduto da Avenida JK e a aduana brasileira.

LEIA TAMBÉM: Nova sede do Corpo de Bombeiros em Foz do Iguaçu está concluída

O foco é inibir roubos e furtos na região em que se forma grande fluxo de veículos para atravessar a fronteira, com maior presença ostensiva. Essa A nova forma de operação foi definida pela Câmara Técnica (CT) de Segurança Pública do Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social), que reúne instituições federais, estaduais e municipais.

Nessa área de acesso à ponte, quando o movimento é intenso, os usuários ficam mais vulneráveis à criminalidade, com o trânsito represado. O rodízio resulta da cooperação interagências, propiciando maior policiamento e reforço à estrutura ordinária de segurança que já existe.

O reforço policial será principalmente no período da manhã, horário de maior fluxo de passagem fronteiriça. Inicialmente, estão atuando no revezamento das forças de segurança pública na área de acesso à Ponte da Amizade:

  • Polícia Rodoviária Federal;
  • Polícia Militar; e
  • Guarda Municipal de Foz do Iguaçu.

“Com a escala, concentramos de forma integrada maior efetivo no local e em horário de grande fluxo, realizando ações planejadas e estratégicas”, explicou o coordenador da CT de Segurança do Codefoz, Fabiano Bordignon, que é delegado da Polícia Federal. “O foco dessa mobilização das forças é coibir crimes, notadamente, em filas para o acesso à ponte”, reforçou.

Esforços integrados

A construção desse sistema de policiamento também conta com a participação de representantes de outras instituições que integram a Câmara Técnica de Segurança do Codefoz, como a Polícia Federal, Polícia Civil, Receita Federal do Brasil e Foztrans. Igualmente, o grupamento de trânsito da Guarda Municipal participa dos trabalhos.

Representante da PRF na câmara técnica, Alister Neto é o profissional responsável pela articulação da agenda, em entendimento com os demais órgãos. “Essa escala ainda passará por ajustes, pois outras forças de segurança estão definindo a forma de participação mais efetiva nesse sistema”, pontuou.

Ações são para inibir roubos e furtos, principalmente quando ocorrem filas na área de acesso à ponte – foto: Divulgação


Presidente do Codefoz, Fernando Castro Alves enalteceu o esforço conjunto das instituições. “É uma resposta técnica e que soma esforços para dar maior tranquilidade a quem mora, trabalha ou visita a região de fronteira. Demonstra união e comprometimento muito bem alinhados aos objetivos do nosso conselho”, asseverou.

O delegado Fabiano Bordignon, em nome da CT de Segurança, também agradeceu. “Sentimos imensamente gratificados pela participação e vamos buscar agregar outros colegas e instituições que ainda podem somar, vez que a segurança pública deve ser uma preocupação de todos”, expôs.

Sempre presente

Nos dias e horários em que não está previsto o sistema de rodízio, as instituições de segurança seguem atuando dentro de seus respectivos planejamentos. A partir dessa nova metodologia, a expectativa é abranger, aos poucos, as proximidades da Ponte da Amizade, na margem brasileira.

Reuniões mensais

As reuniões da Câmara Técnica de Segurança do Codefoz são mensais e visam a aperfeiçoar constantemente as atividades de segurança pública sempre em uma visão de integração e cooperação entre todas as instituições e a sociedade civil organizada.

(Com informações do Codefoz)

LEIA TAMBÉM
1 comentário
  1. REINALDO CHANG Diz

    Olá…Es de Extrema importância o reforço Policial nos acessos à Ponte da Amizade…Porém na minha opinião, tem que ser observado o que está provocando essas filas imensas que incomoda ambos lados da Ponte….EXEMPLO: Providenciar um efetivo maior em horários de Pico…Tanto na parte da manhã..Como a tarde ..entre o horário de 14:00 hs e 16:00hs horário paraguaio . Esse horário concentra um trânsito muito grande em ocasião do Horário de Saída dos funcionários brasileiros que trabalham no Lado Paraguaio…saída dos estudantes de medicina ( PY) , Veículos e Ônibus de turismo..etc…Enfim..O contingente es um pouco reduzido de ambas as entidades ( Receita Federal, Polícia Federal e Rodoviaria) Chegando a ter auxílio de Funcionários Patrimoniais ( totalmente irregular).

Comentários estão fechados.