A Polícia Rodoviária Federal (PRF) interceptou emagrecedor ainda sem liberação internacional. Isso porque a substância experimental retatrutida está em fase de testes. Apreensão inclui tirzepatida (Mounjaro) do Paraguai.
A abordagem ocorreu nessa sexta-feira, 5, na BR-369, em Campo Mourão, no interior do Paraná. Na ação, foram retidas 20 unidades de medicamentos usados para emagrecimento e 56 iPhones em fundo falso de veículo.
Os policiais pararam uma Tiguan e, durante a fiscalização, localizaram medicamentos ocultos na lataria do compartimento de cargas. Já os aparelhos eletrônicos estavam escondidos no painel do veículo.
Emagrecedor
Foram encontradas dez canetas emagrecedoras com retatrutida, que é uma substância experimental ainda em fase de testes e não liberada para uso em nenhum país. E dez ampolas de tirzepatida, também usada para emagrecimento, de fabricação paraguaia e sem registro na Anvisa.
A PRF é enfática em relação à substância experimental, a retatrutida. Está ainda em fase de testes, qualquer oferta do medicamento pode se tratar de falsificação e colocar a vida de quem usa em risco.”
Além dos medicamentos, a PRF apreendeu 56 iPhones, quatro AirPods e um iPad, avaliados em cerca de R$ 480 mil.
O que diz o condutor
O motorista afirmou que os medicamentos seriam entregues no Rio de Janeiro e que os eletrônicos eram destinados à venda nas redes sociais. Ele e o material apreendido foram encaminhados à Receita Federal.


