A Receita Federal do Brasil (RFB) em Foz do Iguaçu interceptou uma carga milionária com mais de dois mil celulares na fronteira. A abordagem foi feita na madrugada desta sexta-feira, 25.
A mercadoria estava em um caminhão frigorífico, com placas do Brasil, que transportava somente os volumes ilícitos. O veículo foi parado na região de Agrocafeeira.
O motorista do caminhão, brasileiro, disse aos servidores federais que transportaria a carga até Cascavel, no Oeste. Ele foi preso em flagrante.
Carga milionária decelulares
Na inspeção, a Receita encontrou 44 caixas com aproximadamente 2.200 aparelhos. A instituição estimou em R$ 1,2 milhão o valor dos celulares.
Veículo e carga foram encaminhados à alfândega em Foz do Iguaçu. Posteriormente, será feita a contabilização final. Já o motorista foi levado à Delegacia de Polícia Federal em Foz do Iguaçu.
“A entrada de mercadorias estrangeiras sem regularização fiscal configura crime de descaminho”, reforça a RFB. “E pode resultar na apreensão dos bens, além da responsabilização penal dos envolvidos”, frisa.
Tais práticas “prejudicam a economia nacional e a concorrência justa”, completa a Receita Federal.