Hemonúcleo convoca doadores para regularizar estoque de plasma

Voluntários poderão comparecer partir desta segunda, dia 3 - Foto: Divulgação

A doação pode ser realizada por pacientes já recuperados de covid-19, e que estejam em boas condições de saúde.

Com a redução do estoque de plasma, o Hemonúcleo de Foz do Iguaçu convoca doadores de sangue a partir desta segunda, dia 3. A doação pode ser realizada por pacientes já recuperados da covid-19, e que estejam em boas condições de saúde, homens ou mulheres, desde que elas nunca tenham estado grávidas (a gestação pode interferir no plasma, gerando rejeição no receptor).

O material coletado será usado na produção do plasma hiperimune ou convalescente. O tratamento pode ajudar o sistema imunológico de quem está com covid-19, internado e em estado grave. Caso preencha rigorosamente todos os critérios clínicos, o doente pode receber o plasma com anticorpos extraído do doador.

Esse hemocomponente tem dado ótimos resultados no tratamento de pacientes com a covid19 e internados nas unidades de terapia intensiva (UTIs) da cidade.

Onde doar?

Basta agendar o horário por meio do telefone (45) 3576-8020 ou e-mail [email protected], e se dirigir ao banco de coleta, localizado na Avenida Gramado, 364 – Vila A. O horário de atendimento de segunda a sexta-feira é das 8h às 12h e das 13h às 17h, já aos sábados os é das 7h30 ao meio-dia.

Uso do plasma

No dia 26 de agosto, o Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) realizou a primeira transfusão de plasma hiperimune de Foz do Iguaçu e região para tratamento de paciente com a covid-19.

O plasma é a parte líquida do sangue. Pacientes que se recuperaram da infecção causada pelo novo coronavírus e não apresentaram sintomas após 45 dias podem doar o material. Isso porque o sistema imunológico da pessoa que foi contaminada produz proteínas na corrente sanguínea para combater a doença – os chamados anticorpos.

Sendo assim, após a recuperação, os componentes sanguíneos com estes anticorpos podem ser coletados e utilizados em outras pessoas para auxiliar no tratamento da covid-19.

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Assessoria

Este texto é de responsabilidade de assessoria da imprensa institucional e/ou empresarial. Veja mais conteúdo do autor.

-->