Rádio Clube
H2FOZ

Turismo

Início » Turismo » Argentina esclarece sobre detenção de turista nas Cataratas do Iguaçu

Turismo

Argentina esclarece sobre detenção de turista nas Cataratas do Iguaçu

Conforme as explicações, homem percorreu as trilhas do Parque Nacional Iguazú sem pagar ingresso e carregando um animal de estimação.

2 min de leitura
Argentina esclarece sobre detenção de turista nas Cataratas do Iguaçu
Portal do Centro de Visitantes da Área Cataratas, em Puerto Iguazú. Foto: Gentileza/Iguazú Argentina (Arquivo)

Ganhou destaque na imprensa da Argentina, nessa quinta-feira (23), um caso insólito registrado dois dias antes, no lado argentino das Cataratas.

Leia também:
Costanera de Puerto Iguazú passa por manutenção na Argentina

De acordo com as publicações, um turista foi detido após ser flagrado em situação irregular no interior do Parque Nacional Iguazú. O homem, que teria entrado sem pagar ingresso, transportava um gato de estimação.

Uma das fontes consultadas, o jornal El Territorio, ouviu representantes da Administração de Parques Nacionais (APN) da Argentina e do corpo de guardas-florestais.

Conforme o relato dos guardas, o avistamento do homem, que tentou evitar a abordagem, ocorreu em uma das trilhas panorâmicas das Cataratas. “Ele gritava dizendo que era argentino e tinha direito de estar ali com seu gato”, contou uma das testemunhas ouvidas pelo jornal.

Animais domésticos nos parques da Argentina

Contudo, a entrada de animais de estimação está proibida nos parques nacionais da Argentina.

A justificativa principal é o risco de que espécies como cães e gatos transmitam doenças para a fauna silvestre. Além disso, no caso dos cães, os latidos costumam afastar outras espécies, que se sentem ameaçadas.

Para quem viaja com animais de estimação, a concessionária Iguazú Argentina disponibiliza um espaço para abrigar cães e gatos. A estrutura, de uso gratuito, fica no Centro de Visitantes da Área Cataratas.

Entrou sem pagar ingresso

Já a outra infração cometida pelo indivíduo foi entrar no parque sem pagar ingresso. Ao contrário do que ele alegava, mesmo visitantes de nacionalidade argentina estão obrigados ao pagamento.

A isenção total existe, mas vale apenas para moradores de Puerto Iguazú e categorias como crianças de até 5 anos, aposentados, pensionistas, pessoas com deficiência, guias de turismo, líderes de excursões, veteranos da Guerra das Malvinas e convidados.

Nota da redação: a maioria das isenções vale apenas para pessoas de nacionalidade argentina ou legalmente residentes no país. Para saber mais, na página oficial do parque, clique aqui.

O homem não teve sua identidade divulgada pelas autoridades. Detido por agentes policiais, ele foi conduzido à delegacia da cidade argentina de Puerto Iguazú para registro da ocorrência.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.