A administração do Parque Nacional Iguazú determinou mudanças no sistema de emissão de ingressos para visitar as Cataratas do Iguaçu em Puerto Iguazú. As alterações estarão em vigor já a partir desta quarta-feira (4) na Argentina.
Leia também:
Turismo: atrativos de Foz do Iguaçu têm melhor janeiro da história
A modificação ocorre após auditoria realizada pela concessionária Iguazú Argentina SA, responsável pelos serviços turísticos na unidade de conservação.
De acordo com a denúncia, o sistema utilizado pela Administração de Parques Nacionais (APN) para a venda de ingressos na internet possui inúmeras fragilidades.
A plataforma empregada na Argentina permite, por exemplo, a inserção de dados como números de documentos, telefones e e-mail sem validação. Assim, falsários estariam usando dados sem comprovação para emitir ingressos de cortesia.
Conforme a auditoria, o problema afeta, principalmente, a emissão de ingressos gratuitos para moradores de Puerto Iguazú, aposentados de nacionalidade argentina, deficientes, veteranos da Guerra das Malvinas e crianças de até 6 anos.
Por tempo indeterminado, as entradas de cortesia serão emitidas somente de forma presencial, na bilheteria do Parque Nacional Iguazú. No local, o visitante terá de apresentar fisicamente os comprovantes que asseguram o acesso à gratuidade.
A chefia do parque e a concessionária Iguazú Argentina estão investigando, além disso, pessoas que estariam emitindo ingressos gratuitos, mas embolsando valores pagos pelos visitantes.
De acordo com o portal La Voz de Cataratas, a vulnerabilidade no Sistema de Emissão de Tíquetes Eletrônicos e Controle de Acesso (SETECA) teria existido durante anos.
Recém em 2025, porém, a APN abriu licitação para modernizar o sistema, usado para a emissão de bilhetes em todos os parques nacionais da Argentina. Para conferir o comunicado emitido pelo Parque Nacional Iguazú sobre o tema, clique aqui.

