Menos visitado entre os obeliscos fronteiriços da região, o Marco das Três Fronteiras de Presidente Franco, no Paraguai, poderá passar por uma reforma completa.
Leia também:
Em reunião em Foz do Iguaçu, autoridades debatem abertura da Ponte da Integração
De acordo com a prefeitura de Presidente Franco, a intenção é remodelar totalmente o espaço, ainda antes da abertura da Ponte da Integração (sem data oficial).
Na semana passada, a ministra do Turismo do Paraguai, Angie Duarte, esteve na cidade para avaliar a proposta de um complexo turístico no local.
O projeto apresentado pelo prefeito Roque Godoy prevê a construção de espaços panorâmicos para abrigar exposições culturais e estabelecimentos gastronômicos.

O investimento ocorreria em parceria com o setor privado, que já demonstrou interesse na exploração. A representante do governo do Paraguai elogiou a iniciativa.
“Espero que possamos dar esse grande salto que a região precisa para captar o fluxo turístico que hoje estamos perdendo”, afirmou Duarte.
Vista privilegiada no Paraguai
Do Marco das Três Fronteiras no Paraguai, o visitante tem vista privilegiada para a foz do Rio Iguaçu e para a Ponte da Integração.
Atualmente, porém, o local recebe pouco fluxo turístico, devido à dificuldade de acesso e questões relacionadas à segurança do entorno. Por outro lado, os obeliscos do Brasil e da Argentina estão entre os locais mais visitados de Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú.
O projeto apresentado à ministra do Turismo do Paraguai foi originalmente concebido em 2019. Conforme a prefeitura local, técnicos do poder público municipal estão trabalhando para atualizá-lo em relação às novas tecnologias e aos requisitos legais em vigor.
Em sua visita a Presidente Franco, Angie Duarte falou, ademais, sobre a proposta de um teleférico trinacional entre Paraguai, Brasil e Argentina. Tal proposta, contudo, depende da análise de questões regulatórias nos três países envolvidos.