Rádio Clube
H2FOZ

Turismo

Início » Turismo » Eventos » Entidade questiona liberação de eventos nas Cataratas do Iguaçu

Eventos

Lado argentino

Entidade questiona liberação de eventos nas Cataratas do Iguaçu

Administração de Parques Nacionais (APN) desburocratizou as exigências para eventos com até 60 pessoas no lado argentino das Cataratas.

2 min de leitura
Notícias no seu WhatsApp
Entidade questiona liberação de eventos nas Cataratas do Iguaçu
Portal de acesso ao Parque Nacional Iguazú, lado argentino das Cataratas do Iguaçu. Foto: Gentileza/Parque Nacional Iguazú
Google News iconSiga-nos no Google News

Emitida no final de 2025, a Resolução APN n.º 460/2025, que desburocratiza a realização de eventos de pequeno porte no lado argentino das Cataratas do Iguaçu, está sendo questionada na Justiça Federal da Argentina.

Leia também:
Argentina simplifica autorização para eventos nas Cataratas do Iguaçu

A Associação Civil Orembaé entrou com pedido no Judiciário do país solicitando a “nulidade absoluta” da resolução. A análise do caso está a cargo do juiz Marcelo Cardozo, da recém-instalada Vara Federal de Puerto Iguazú.

De acordo com a organização argentina, a normativa viola a Lei de Avaliação de Impacto Ambiental. Além disso, gera “risco a um ecossistema de extrema fragilidade biológica, como a Área Cataratas”.

A Orembaé argumenta, ademais, que a própria APN, ao admitir o caráter experimental da decisão, reconhece a incerteza em relação a efeitos cumulativos.

A organização cita omissão de consulta prévia, livre e informativa aos povos originários do lado argentino da fronteira, bem como retrocesso nos padrões de proteção.

“Não dá para gerir um parque nacional com o método de ‘tentativa e erro’ sem comprometer a integridade da biosfera”, sustenta o advogado Martín Ferroni, citado pelo jornal El Territorio.

A respeito, a administração do Parque Nacional Iguazú da Argentina ressalta que eventos de pequeno porte já acontecem no lado argentino das Cataratas. A resolução possibilita, apenas, a redução da burocracia para a obtenção das permissões necessárias.

O tipo de eventos permitidos inclui cerimônias como casamentos e confraternizações, com regras como proibição de caixas de som e obrigatoriedade de remoção dos resíduos.

Para ler a matéria do El Territorio, em espanhol, clique aqui.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

    Deixe um comentário