Nesta quinta-feira (27), o Marco das Três Fronteiras será palco do 4.º Campeonato Internacional de Coquetelaria com Identidade Cultural. O evento reunirá mais de 50 bartenders dos três países, que transformarão o atrativo em um verdadeiro laboratório de criatividade.
LEIA TAMBÉM: Marco das Três Fronteiras traduz ancestralidade, história e mitos em espetáculo de dança
Em cada bancada, sabores tradicionais, técnicas contemporâneas e histórias pessoais se conectarão para mostrar a riqueza cultural da Tríplice Fronteira. Quem visitar o atrativo poderá acompanhar de perto todas as etapas da competição, a partir das 13h30, observando cada detalhe da preparação dos coquetéis.
O Marco das Três Fronteiras funcionará em horário normal, das 13h30 às 21h, com apresentações culturais programadas para começar às 18h30. Saiba mais no site oficial.
Conforme os organizadores, o campeonato visa a destacar a coquetelaria como expressão artística e cultural. Além disso, cada drinque apresentado valoriza ingredientes típicos, memórias afetivas e o patrimônio imaterial que conecta Brasil, Paraguai e Argentina em torno da mesa e do balcão.
Modalidades
A competição vai desafiar os competidores em três categorias, que requerem diferentes habilidades e abordagens da coquetelaria:
- Trago Trinacional: criar um coquetel que simbolize a união das três fronteiras. Os participantes deverão harmonizar ingredientes, histórias e uma apresentação que dialogue com a identidade cultural do Brasil, Paraguai e Argentina.
- Trago de Autor (Identidade Cultural): os bartenders apresentarão uma bebida autoral que resgate e exalte sabores, insumos ou narrativas locais. A originalidade e a história por trás do coquetel serão critérios de peso na avaliação.
- Estilo Flair: por fim, a modalidade que destaca a performance dos bartenders com malabarismos, destreza e um espetáculo visual no preparo dos coquetéis.

