Rádio Clube
H2FOZ

Turismo

Início » Turismo » Carros antigos tomam as ruas do lado argentino da fronteira

Turismo

Grande Prêmio Histórico

Carros antigos tomam as ruas do lado argentino da fronteira

Promovido pelo Automóvel Clube da Argentina (ACA), Grande Prêmio Histórico (GPH) envolve mais de 120 carros de diferentes épocas.

2 min de leitura
Carros antigos tomam as ruas do lado argentino da fronteira
Pilotos de todas as partes da Argentina participam do Grande Prêmio Histórico. Foto: Gentileza/ACA

Puerto Iguazú recebeu, nessa segunda-feira (15), os cerca de 120 veículos participantes do Grande Prêmio Histórico (GPH), prova de estrada organizada pelo Automóvel Clube da Argentina (ACA).

Leia também:
Argentina anuncia mecanismo para diminuir filas nas pontes da fronteira

Publicidade

Os automóveis clássicos, de diferentes épocas, marcas e modelos, chegaram à fronteira entre Brasil e Argentina procedentes de Posadas, capital da província de Misiones.

O trajeto até a fronteira envolveu 518 quilômetros de estradas, passando por Santa Ana, Oberá, Panambi, El Soberbio, San Vicente, Dos de Mayo e Montecarlo.

Roteiro pelas estradas da Argentina
Roteiro até Puerto Iguazú, conforme mapa divulgado pela organização

Nesta terça-feira (16), por sua vez, os pilotos terão um dia de descanso. De acordo com os organizadores, a pausa será aproveitada, entre outras atividades, para visitas ao lado argentino das Cataratas do Iguaçu.

Na quarta-feira (17), os carros partirão de Puerto Iguazú para a quarta etapa do Grande Prêmio Histórico. O itinerário, com 636 quilômetros de extensão, seguirá pela Rodovia Nacional n.º 12 em direção a Posadas, Ituzaingó, Corrientes e Resistencia.

Trajeto da etapa que partirá de Puerto Iguazú na quarta-feira.
Trajeto da etapa que partirá de Puerto Iguazú na quarta-feira.

Conforme o histórico, a prova já está em sua 22.ª edição, reunindo colecionadores e amantes de automóveis antigos de todas as partes da Argentina.

Após a passagem pela província de Misiones e a chegada à cidade de Resistencia, os pilotos ainda terão duas etapas pela frente. De acordo com a programação, os trajetos terão como destino Concordia (530 quilômetros) e Santa Fe (425 quilômetros), onde haverá a bandeira quadriculada.

Relíquias do automobilismo na Argentina

Os veículos participantes incluem relíquias de marcas como Mercedes-Benz, Fiat e Peugeot, bem como Renault, Ford e Chevrolet.

Um dos mais antigos, precisamente, é um Chevrolet Coupé de 1939, pertencente a Alejandro Sanuzzi, da província de Buenos Aires. Em 1949, Juan Manuel Fangio, ídolo maior do automobilismo da Argentina, usou um modelo similar para ganhar uma corrida.

Para saber mais sobre o Grande Prêmio Histórico Argentino, clique aqui.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.