Rádio Clube
H2FOZ

Turismo

Início » Turismo » Ministério atualizará Mapa do Turismo com informações das cidades

Turismo

Ministério atualizará Mapa do Turismo com informações das cidades

Municípios terão até o dia 25 de fevereiro para enviar os dados, segundo o órgão federal; última atualização foi em 2019. O Ministério do Turismo abriu o “Mapa do Turismo” para receber informações dos municípios ...

2 min de leitura
Ministério atualizará Mapa do Turismo com informações das cidades
As Cataratas do Iguaçu são fator de indução do turismo em Foz do Iguaçu - Foto: Marcos Labanca/Arquivo

Municípios terão até o dia 25 de fevereiro para enviar os dados, segundo o órgão federal; última atualização foi em 2019.

O Ministério do Turismo abriu o “Mapa do Turismo” para receber informações dos municípios brasileiros. Segundo o órgão, as prefeituras terão até o dia 25 de fevereiro para enviar os dados correspondentes aos destinos.

Publicidade

A ferramenta é um sistema de dados turísticos que subsidia a tomada de decisões e a definição de políticas públicas. É empregada nas ações que envolvem os três entes: municipal, estadual e federal.

O Ministério do Turismo pretende lançar o novo mapa no dia 28 de março. A última atualização foi em 2019, quando envolveu 3.694 cidades e 333 regiões turísticas.

“A prefeitura que desejar fazer parte deve solicitar a senha juntamente aos órgãos estaduais de turismo, como as secretarias dos governos estaduais responsáveis por essas áreas”, informou o ministério.

As informações devem ser encaminhadas por meio do site específico do Mapa do Turismo. As prefeituras precisam revisar os conteúdos já constantes no sistema e incluir novos dados, se necessário.

“Quanto mais detalhes sobre as atividades turísticas em cada local, mais condições os entes públicos terão para avaliar o setor e pensar políticas públicas”, frisou o Ministério do Turismo. Esse levantamento pode incluir:

  • número de meios de hospedagem;
  • empregos do setor;
  • quantidade estimada de visitantes; e
  • arrecadação de impostos com hospedagens.

“As informações devem ser validadas pelos órgãos estaduais de turismo”, enfatiza o ministério. “Esses entes também servem como interlocutores para esclarecer as prefeituras sobre os requisitos e regras para participar da atualização do sistema”, conclui.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.
    Assuntos

    Paulo Bogler

    Paulo Bogler é repórter do H2FOZ. Com enfoque em pautas comunitárias, atua na cobertura de temas relacionados à cidade, política, cidadania, desenvolvimento e cultura local. Tem interesse em promover histórias, vozes e o cotidiano da população. E-mail: bogler@h2foz.com.br.