Turistas que faziam o passeio de barco Gran Aventura, da empresa Iguazú Jungle, nas Cataratas do Iguaçu, viveram uma emoção a mais nesta semana. Na margem argentina do Rio Iguaçu, os ocupantes do barco avistaram uma onça-pintada.
Leia também:
Vídeo mostra onça-pintada nadando nas Cataratas do Iguaçu — assista
O tripulante Ángel Trinidad registrou o momento em vídeo. As imagens, rapidamente, viralizaram nas redes sociais (inclusive, sem os devidos créditos ao autor).
Na filmagem, é possível ver uma onça-pintada, monitorada com um colar de rastreamento, caminhando em uma das praias de areia do Rio Iguaçu. Em seguida, o animal volta para a mata, como se tentasse evitar o contato com os seres humanos.
Pesquisadores do Proyecto Yaguareté, equivalente argentino ao Onças do Iguaçu, identificaram o felino como a onça Kunumí. A identificação ocorreu com base no padrão de manchas da pelagem, bem como pelos dados do colar de monitoramento.
O passeio Gran Aventura leva os turistas da margem argentina do Rio Iguaçu ao cânion das Cataratas, passando por locais emblemáticos como o Salto San Martín.
De acordo com os registros, o avistamento de onças durante passeios de barco no Rio Iguaçu tem ocorrido com alguma frequência. Na maioria das vezes, os felinos apenas observam de longe a movimentação, afastando-se ao constatar que foram notados.
Em setembro, o H2FOZ repercutiu imagens gravadas pela guia argentina Cristina Sartori, mostrando uma onça-pintada nadando nas Cataratas do Iguaçu. O animal passava em frente ao Salto Rivadavia, área com intensa presença de pássaros.
Para relembrar o avistamento do mês de setembro, clique aqui.


Desculpe, mas parece incomodar essa colera enorme de monitoramento. Tanta tecnologia, não poderia ser implantado um chip?
Nesse último ano as onças estão aparecendo com uma frequência maior que nos outros anos. Isso é preocupante!!!