Rádio Clube
H2FOZ

Turismo

Início » Últimas Notícias » Paraná foi o 4.º principal portão aéreo para turistas estrangeiros

Turismo

Paraná foi o 4.º principal portão aéreo para turistas estrangeiros

Estado recebeu mais de 600 mil visitantes por aeroportos em 2023; veja o top 10 de turistas internacionais.

2 min de leitura
Paraná foi o 4.º principal portão aéreo para turistas estrangeiros
A gestão estatual prevê aumento do número de visitantes internacionais em 2024 - foto: Geraldo Bubniak/AEN
Publicidade

Com crescimento de 15% em relação ao ano anterior, o Paraná recebeu 603,8 mil turistas estrangeiros em 2023, vindos de todos os continentes. Os visitantes são atraídos pelas belezas naturais, culturais, gastronômicas e hospitalidade.

LEIA TAMBÉM: Estado quer fomentar turismo náutico nas prainhas da região

Publicidade

Com efeito, o estado foi um dos principais portões de entrada do Brasil, em quarto lugar, atrás de São Paulo (1,7 milhão), Rio de Janeiro (948,6 mil) e Rio Grande do Sul (902,4 mil). Os dados se baseiam em levantamento do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur).

Publicidade

Além dos vizinhos, os principais turistas internacionais que desembarcaram nos terminais paranaenses vieram dos Estados Unidos, França, Espanha, Alemanha e Reino Unido. Os três países que registraram o maior número de turistas no Paraná foram:

  • Paraguai: 196,8 mil;
  • Argentina: 115,9 mil; e
  • Estados Unidos: 13,7 mil.

“O número de turistas chilenos aumentou de 3,9 mil para 10,9 mil”, informou a Agência Estadual de Notícias (AEN). “A mesma tendência foi seguida por turistas vindos da Alemanha (de 2,8 mil para 5,6 mil) e Israel (de 2,7 mil para 4,7 mil).”

Publicidade

Turistas estrangeiros

A gestão aposta que esses números devem aumentar em 2024. Políticas de incentivo e divulgação, polos turísticos entre os “queridinhos” para o ano e temporada de cruzeiros em Paranaguá são fatores que podem contribuir para impulsionar o segmento.

O governo “colocou o setor na prateleira de cima por ter a visão de que este setor é um grande gerador de emprego e renda”, avaliou o secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes. Ele completou lembrando que atrativos-chave tiveram aumento na visitação no ano passado.

Publicidade

Principal polo turístico do estado, Foz do Iguaçu, por exemplo, recebeu nas Cataratas do Iguaçu 765,3 mil estrangeiros de 164 nacionalidades. Muitos deles de viagens terrestres, provenientes de países vizinhos como Argentina e Paraguai, contabilizou a AEN.

Top 10 de turistas estrangeiros recepcionados nos aeroportos do Paraná em 2023:

  • Paraguai: 196.886
  • Argentina: 115.974
  • Estados Unidos: 13.170
  • Chile: 10.987
  • Reino Unido: 5.859
  • Alemanha: 5.640
  • França: 4.973
  • Israel: 4.757
  • Espanha: 4.341
  • Uruguai: 3.961

(Com informações da Agência Estadual de Notícias)

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.
    Assuntos

    Paulo Bogler

    Paulo Bogler é repórter do H2FOZ. Com enfoque em pautas comunitárias, atua na cobertura de temas relacionados à cidade, política, cidadania, desenvolvimento e cultura local. Tem interesse em promover histórias, vozes e o cotidiano da população. E-mail: bogler@h2foz.com.br.