Localizado a apenas 35 quilômetros da fronteira, o Quilombo Apepu, vizinho ao Parque Nacional do Iguaçu, já conta com seu próprio roteiro turístico. O passeio reúne aspectos como identidade, ancestralidade e natureza.
Leia também:
Conheça o primeiro quilombo reconhecido no território de Foz do Iguaçu
A iniciativa partiu do projeto Turismo de Base Comunitária no Quilombo Apepu, com o envolvimento da comunidade local, o qual desenvolverá ações no quilombo pelos próximos dois anos, até 2027.
Entre os dias 19 e 22, por exemplo, houve a formação da primeira turma do Curso de Condutores de Visitantes. A atividade ocorreu na sede do Clube Gresfi, em Foz do Iguaçu.
Em seguida, nos dias 23 e 24, uma segunda turma passou por capacitação, diretamente no Quilombo Apepu. O curso é exigido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para que os condutores possam levar visitantes ao parque.
Durante a capacitação, os participantes aprenderam técnicas de condução de grupos em trilhas, bem como princípios de mínimo impacto, primeiros socorros e segurança.
As formações estiveram a cargo da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA). Parceiros locais, como o Gresfi, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Regional Oeste) e Secretaria Municipal de Turismo, deram suporte às atividades.
Turismo no Quilombo Apepu
O roteiro no Quilombo Apepu trabalha questões como o resgate da história da laranja apepu, símbolo da comunidade. Assim, o turismo surge como ferramenta de valorização dos elementos locais, inclusão, geração de renda e proteção do território.
“Deixo um convite a todos os turistas: venham desfrutar um pouquinho do nosso paraíso na natureza”, convida Gislaine Correia, anfitriã do Quilombo Apepu.
“Trabalhamos, por agendamento, com alimentação, cafés e almoços, além de passeios guiados por uma trilha em meio à floresta. Ela é maravilhosa, com muita diversão, história e cultura”, detalha.
O Curso de Condutores de Visitantes no Quilombo Apepu integra o programa Abrace o Parque, desenvolvido pela Adetur Cataratas e Caminhos, em parceria e com patrocínio do ICMBio/Parque Nacional do Iguaçu e apoio da Urbia Cataratas.
Serviço
Turismo de Base Comunitária no Quilombo Apepu
Autodeterminação, autogestão e geração de renda associada à sustentabilidade
Instagram: @quilombo_apepu
WhatsApp: (45) 98415-5930

