Cataratas do Iguaçu e Machu Picchu, dois dos destinos turísticos mais procurados da América do Sul, estão mais próximos que nunca. Puerto Iguazú e municipalidade de Machupicchu (assim mesmo, tudo junto) agora são, oficialmente, cidades-irmãs.
Leia também:
Conheça o novo centro de eventos ao lado da Ponte Tancredo Neves na Argentina
Nessa sexta-feira (17), o prefeito de Puerto Iguazú, Claudio Filippa, e o prefeito da cidade peruana, Elvis La Torre Uñaccori, firmaram o acordo de irmanamento.
Conforme o cerimonial, a assinatura ocorreu no lado argentino das Cataratas do Iguaçu, no mirante da Garganta do Diabo. O ato foi acompanhado pelo governador da província fronteiriça de Misiones, Hugo Passalacqua, que fez questão de prestigiar o evento.

Como pano de fundo, o estabelecimento de uma rota aérea, operada pela companhia Flybondi, para ligar Puerto Iguazú à capital do Peru, Lima.
Em declarações à imprensa, Passalacqua ressaltou a importância da conexão entre dois dos locais turísticos mais conhecidos pelos turistas que visitam o continente.
“Este voo [entre Puerto Iguazú e Lima] nos une, nos aproxima e nos permite sonhar com novos passos nesta marcha de irmanamento”, afirmou.
Já o prefeito de Puerto Iguazú, Claudio Filippa, ponderou que o irmanamento abre novas oportunidades turísticas, culturais e ambientais.
“Estou convencido de que teremos muito sucesso neste caminho. Convido a todos para que nos acompanhem e trabalhemos juntos, porque este convênio e a nova conectividade com Lima marcarão um antes e um depois para as nossas comunidades”, apontou.
Até 2020, a conexão entre a região fronteiriça e o Peru acontecia pelo Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, que tinha um voo da Latam para Lima. A companhia, porém, desativou a rota durante a pandemia de covid-19, não voltando a ativá-la.