A prefeitura de Puerto Iguazú e a Municipalidade Distrital de Machupicchu (Peru) vão assinar, no próximo dia 17, um acordo de cidades-irmãs.
Leia também:
Voo direto para Lima volta à fronteira — mas não ao aeroporto de Foz
Conforme a informação distribuída à imprensa pela cidade argentina, a assinatura ocorrerá nas Cataratas do Iguaçu, no mirante da Garganta do Diabo.
O acordo de cidades-irmãs terá como base o recente lançamento da rota aérea entre Puerto Iguazú e Lima, capital do Peru. O trajeto, sem escalas, facilitará o acesso dos turistas e possibilitará a criação de roteiros integrados.
Machupicchu (assim mesmo, tudo junto) é a cidade mais próxima do Santuário Histórico de Machu Picchu, sítio arqueológico localizado no alto da Cordilheira dos Andes.
Atualmente, Puerto Iguazú já tem acordos de irmanamento com as vizinhas Presidente Franco, Foz do Iguaçu e Ciudad del Este.
O pacto com Machupicchu permitirá à cidade argentina expandir a divulgação das Cataratas do Iguaçu e incentivar pacotes de viagem unindo os dois destinos.
Puerto Iguazú está entre os destinos turísticos mais procurados da América do Sul por viajantes europeus e norte-americanos. Muitos dos estrangeiros que chegam ao lado argentino das Cataratas passam, primeiramente, pela capital da Argentina, Buenos Aires.
Antes da pandemia de covid-19, o voo direto entre Lima e a região de fronteira, operado pela Latam, descia em Foz do Iguaçu. Relançada em 2025, pela empresa argentina Flybondi, a rota passará a utilizar o Aeroporto Internacional de Puerto Iguazú. O início está previsto para o mês de dezembro.
Claudio Filippa, prefeito da cidade argentina, e Elvis La Torre Uñacorri, prefeito de Machupicchu, participarão da cerimônia marcada para o dia 17.
(Com informações da prefeitura de Puerto Iguazú)