O Ministério do Turismo da província argentina de Misiones divulgou, nessa terça-feira (26), estatísticas consolidadas de turismo internacional referentes a 2024.
Leia também:
Brasil ultrapassa Argentina como país mais visitado da América do Sul
No ano em questão, a província onde fica a cidade fronteiriça de Puerto Iguazú recebeu 525.667 turistas estrangeiros. Locais como as Cataratas do Iguaçu e as ruínas jesuíticas de San Ignacio Mini estão entre os mais procurados pelos viajantes internacionais.
Na segmentação por nacionalidades, os brasileiros aparecem na primeira colocação, com 16,66% do total de chegadas. Vale lembrar que a recíproca também é verdadeira, com os argentinos figurando como os turistas estrangeiros que mais visitam o Brasil.
Em seguida, bem distantes dos brasileiros, aparecem as pessoas procedentes dos Estados Unidos (9,85%), Espanha (4,52%), França (4,32%) e Alemanha (3,34%). Como turistas, estão considerados os viajantes internacionais que passam pelo menos 24 horas no destino.
O Top 10 da província argentina de Misiones tem, ademais, Uruguai (3,16%), Peru (2,74%), Canadá (2,64%), Reino Unido (2,6%) e México (2,34%). À exceção da Itália (2,11%), todos os países restantes possuem percentuais inferiores a 2%.
O diagnóstico elaborado pela Direção Geral de Estatística e Estudo de Mercado do Ministério do Turismo de Misiones aponta para a necessidade de atrair voos internacionais para a província.
Atualmente, a maior parte dos estrangeiros chega após escala na capital argentina, Buenos Aires, ou passagem pelas pontes internacionais com Brasil e Paraguai.
A Ponte Tancredo Neves, entre Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú, ocupa, frequentemente, o primeiro lugar na lista de passagens fronteiriças mais movimentadas da Argentina.