A Associação de Técnicos e Empregados de Proteção e Segurança da Aeronavegação (ATEPSA) anunciou, para esta quarta-feira (17), o início de uma série de paralisações no trabalho dos controladores aéreos da Argentina.
Leia também:
Argentina: aeroporto de Puerto Iguazú supera números de 2024
A categoria questiona a falta de diálogo com a Empresa Argentina de Navegação Aérea (EANA) no processo de negociações salariais para 2026. A ATEPSA pede, ademais, contratações de mais controladores e melhorias nas condições trabalhistas.
Para esta quarta-feira, a paralisação deverá ocorrer entre as 8h e as 11h, afetando as decolagens de voos nacionais. No horário em questão, os controladores não receberão ou autorizarão nenhum plano de voo enviado pelos capitães das aeronaves.
Na quinta-feira (18), das 16h às 19h, e no dia 23, das 19h às 23h, a manifestação adotará sistema similar, sem autorizações para voos nacionais na Argentina.
No dia 27 de dezembro, das 14h às 17h, a paralisação afetará as decolagens de voos internacionais. Já no dia 29 de dezembro, conforme o cronograma divulgado, das 8h às 11h, todas as decolagens serão interrompidas nos aeroportos argentinos.
Segundo a ATEPSA, as manifestações estarão mantidas enquanto continuar a postura da EANA de não dialogar com a categoria.
Por outro lado, a empresa estatal argentina nega que tenha fechado as portas para as conversações com a entidade sindical. A EANA alega que o protesto tem “um claro objetivo político, com o único fim de causar dano em plena época de festas”.

